Madeira

ACIF angaria parceiros para o projecto ‘Smile’

None

No âmbito do projecto ‘Smile’ (Smart Island Energy Systems), encontra-se a decorrer um processo de angariação de parceiros (particulares ou empresas) que sejam detentores de painéis fotovoltaicos para autoconsumo (desde que não efectuem a venda de energia fotovoltaica para a rede eléctrica), com o intuito de serem realizadas medições ao nível do consumo energético.

Para os parceiros não há qualquer custo associado, beneficiando apenas do acesso a informação mais detalhada e em tempo real, que permitirá uma utilização mais eficiente dos seus painéis.

Assim, as sessões de esclarecimento para os potenciais parceiros realizam-se no M-ITI – Madeira Tecnopolo (piso -2), nos dias 20 de Janeiro (às 10h30) e 22 de Janeiro (às 18h30).

O projeto ‘Smile’ (Smart Island Energy Systems) é cofinanciado pela Comissão Europeia, ao abrigo do programa Horizonte 2020, com o objectivo de testar e demonstrar tecnologias de redes eléctricas inteligentes, entre as quais a maximização da produção e utilização de energia fotovoltaica ( solar).

O ‘Smile’ envolve 19 parceiros, 4 das entidades são regionais, designadamente a ACIF-CCIM, a EEM, o M-ITI e a PRSMA.