Madeira

“A internacionalização potencia a economia regional”, diz Patrícia Dantas Caires

None

A Directora Regional Adjunta de Economia, em representação do Vice-Presidente do Governo Regional, participou, esta quarta-feira, no Funchal, na reunião anual da AXA Millésimes, um grupo europeu com uma importante actividade vitícola.

Patrícia Dantas Caires salientou a importância de estarmos associados a estas instituições e iniciativas que ocorrem na Madeira pois, é uma forma de darmos também “visibilidade à Região, ao mesmo tempo que alargamos o espectro e divulgação da Invest Madeira no âmbito da promoção do investimento externo na Região e da internacionalização das empresas regionais”.

A apresentação da Região, das suas potencialidades e oportunidades e dos indicadores económicos actuais foram, de resto, a pedra de toque que marcou a intervenção de Patrícia Dantas Caires tendo salientado o facto de “em 2017 ter-se registado o valor recorde dos últimos anos na comercialização de Vinho Madeira com 19,1 milhões de euros, o que representa um crescimento de 32% desde 2009, e de 8% em termos homólogos. O 1.º trimestre de 2018 foi ainda o melhor 1.º trimestre desde 2010”.

Pelos dados referidos que acompanham outros indicadores do sector do turismo, tais como o crescimento em 2017 de cerca 9% no número de hóspedes e 8% no RevPAR (rentabilidade por quarto), bem como o sector das pescas que registou em 2017 “um recorde do valor da pesca descarregada no valor de 21,6 milhões de euros”, acrescentou ainda a Directora Regional Adjunta de Economia, referindo que, para uma região insular como a nossa, “a internacionalização não é um obstáculo mas sim uma oportunidade de alargarmos mercados como forma de potenciar a exportação, gerando riqueza e, acima de tudo, criando postos de trabalho que se repercutirá no bem-estar social e económico da Região”.

Neste encontro, que decorreu numa unidade hoteleira do Funchal, esteve também presente o Director-Geral da AXA Millésimes, Christian Seely, um grupo que desenvolve importantes negócios com a Madeira na área dos vinhos, estando o Governo Regional, através da Invest Madeira, a criar medidas eficazes para a internacionalização das suas empresas.

Anualmente, o grupo reúne-se numa das cidades onde tem parcerias com empresas locais, trazendo com ela parceiros e potenciais clientes a nível internacional, com o objectivo de apresentar os números do negócio bem como o seu posicionamento futuro.