Madeira

5.ª edição da Corrida Nocturna do Planeta 2018 “será diferente”, diz Policarpo Gouveia

None

A 5.ª edição da Corrida Nocturna do Planeta 2018 “será diferente” pelo facto de as luzes estarem apagadas em todo o trajecto. Policarpo Gouveia disse que esta é uma forma de apelar à poupança dos recursos energéticos.

Além disto, o presidente da AARAM afirmou, durante a apresentação da iniciativa, que se realizou no salão nobre da Câmara Municipal do Funchal (CMF), que esta é também uma forma de incentivar à prática do exercício físico.

A Corrida Nocturna do Planeta 2018 realiza-se no próximo dia 24 de Março, sábado, pelas 20h30, e deverá contar com cerca de 700 participantes, englobando-se na ‘Hora do Planeta’, uma iniciativa que será assinalada um pouco por todo o mundo, entre as 20h30 e as 21h30.

Quem quiser participar na corrida já pode fazer a sua inscrição no site da AARAM e preencher o respectivo formulário. Custa 3.50 euros para quem já tem a lanterna e 7.50 euros para quem ainda não tem este acessório.

Haverão prémios para os três primeiros classificados e os participantes irão percorrer as principais artérias da baixa citadina do Funchal.

Madalena Nunes, vereadora da CMF, na apresentação da Corrida Nocturna do Planeta 2018, disse que “desde o momento em que o actual executivo entrou em funções”, a autarquia tem estado receptiva aos desafios que a Associação de Atletismo tem colocado e, desde 2014, promove em conjunto esta iniciativa.

“Isto porque também porque esta se enquadra na nossa visão para a cidade a diversos níveis e por termos a noção de que para fazer face às alterações climáticas, precisamos de contar com a acção de todos”, referiu.

A autarca considerou que “a população está cada vez mais sensibilizada para estas questões” e na CMF o executivo tem trabalhado e promovido a máxima que é ‘pensar globalmente, agir localmente’.

“Hoje em dia, já não se fala só dos 3 R’s [Reduzir, Reciclar e Reutilizar], mas cada vez mais em ‘Recusar’ uma série de consumos e ‘Repensar’ alguns comportamentos. Esta corrida responde muito bem a estas questões, dirigindo-se às famílias e incorporando, no fundo, toda a população na importantíssima promoção de práticas desportivas, ambientalistas e de saúde”, rematou.