5 Sentidos

“As minhas fotografias são a História da Madeira”

Manuel Nicolau, antigo fotojornalista do DIÁRIO fez hoje 75 anos e foi alvo de homenagem. Retribuiu com a abertura da exposição ‘Retratos Sofridos’

None

“As minhas fotografias são a História da Madeira”. Palavras de Manuel Nicolau, o antigo fotojornalista do DIÁRIO que hoje completou 75 anos e foi homenageado, numa cerimónia realizada na Santa Casa da Misericórdia de Machico. Espaço que também acolhe a exposição fotográfica ‘Retratos Sofridos’, da autoria do aniversariante.

Embora o Governo Regional estivesse hoje representado pela secretária do Turismo, Paula Cabaço, Miguel Albuquerque fez questão de ontem ter ido a Machico visitar Manuel Nicolau. Para grande alegria deste, fez questão de revelar esta tarde perante aos muitos presentes na cerimónia de tributo. Mais ainda porque Albuquerque prometeu editar um livro com algumas das muitas fotografias do riquíssimo espólio do conceituado fotojornalista, que como o próprio disse,“são fotografias únicas. São o instante que marcaram o nosso povo. O esforço e o trabalho da nossa gente”, salientou.

Quem surpreendeu os presentes, em particular o aniversariante, foi Martins Júnior, que logo após os discursos das entidades presentes, levantou a voz, justificando que “não podia ficar calado”. Fez questão de ler uma sentida composição poética feita de propósito “para o Nicolau”, o amigo desde os tempos da infância.

Momento inesperado que deu ainda mais brilho e emoção à homenagem. Depois cantaram-se os parabéns, tendo o aniversariante soprado as velas do bolo de aniversário, decorado com a inevitável máquina fotográfica.