Madeira

PSD apresenta voto de congratulação a especialistas do Serviço de Pneumologia do Hospital dois Marmeleiros

None

Voto de Congratulação “A Ana Carina Castro, Frederico Abreu e Sónia Alves, Especialistas em Enfermagem de Reabilitação do Serviço de Pneumologia do Hospital dos Marmeleiros, pela distinção no Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação”.

O Grupo Parlamentar do PSD apresentou um voto de congratulação, na Assembleia Legislativa da Madeira, pela distinção no Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação dos especialistas em Enfermagem de Reabilitação do Serviço de Pneumologia do Hospital dos Marmeleiros Ana Carina Castro, Frederico Abreu e Sónia Alves, "enaltecendo o seu empenho e profissionalismo na procura e na implementação de novas técnicas".

No evento, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Reabilitação, os enfermeiros expuseram o póster intitulado 'Reabilitação Respiratória: Eficácia de um Programa de Treino de Exercício', tendo alcançado o primeiro lugar entre a meia centena de trabalhos de carácter internacional apresentados.

O projecto de reabilitação respiratória, que nasceu com a abertura da Unidade de Reabilitação Respiratória, no Serviço de Pneumologia do Hospital dos Marmeleiros, em Junho deste ano, tem por objectivo, para além da intervenção junto dos utentes internados, garantir melhores condições e um acompanhamento mais aprofundado aos doentes com patologia respiratória crónica, em regime de ambulatório, habilitando-os a lidar com o tratamento e prevenir complicações decorrentes da sua patologia, tornando-os o mais autónomos possível.

Entre Junho e Outubro deste ano, e conforme apresentado no póster, a amostra analisada demonstrou eficácia em 80% dos domínios avaliados, tendo 100% dos doentes melhorado a sua força muscular e 91% a sua tolerância ao esforço.

Esta é a prova de que esta classe, mesmo em tempo de pandemia e diante de todas as dificuldades subjacentes, não parou de aprofundar conhecimentos, de investigar e continuou a trabalhar e a inovar, mostrando ao mundo os ganhos em saúde e comprovando o valor e a qualidade do nosso Serviço Regional de Saúde. Grupo Parlamentar do PSD