País

Suspensas buscas para encontrar pescador que caiu ao mar em São Pedro de Moel

None

As buscas para encontrar um pescador que caiu hoje ao mar foram suspensas às 18:10, sendo depois retomadas na segunda-feira, entre as 07:00 e as 07:30, informou a capitania do Porto da Nazaré.

As buscas para resgatar o homem que caiu ao mar quando se encontrava a pescar em São Pedro de Moel, concelho da Marinha Grande, foram suspensas por já não haver condições de luminosidade, afirmou à agência Lusa o comandante do Porto da Nazaré, Paulo Gomes Agostinho.

Durante a tarde de hoje, estiveram no local um helicóptero da Força Aérea, três motas de água, um barco semirrígido e quatro carros da Polícia Marítima, a participar numa busca centrada no local da queda e com “um raio de três milhas”, sendo que na segunda-feira o raio da operação deverá aumentar, explicou.

Na segunda-feira, as buscas devem retomar entre as 07:00 e as 07:30, com “um dispositivo muito semelhante”, querendo os operacionais aproveitar a baixa-mar, por volta das 09:30, que Paulo Gomes Agostinho considera ser um “momento-chave” para a operação, por passar a haver alguma areia na zona da queda.

Relativamente ao dispositivo para as buscas de segunda-feira, o comandante do Porto da Nazaré referiu que ainda está a ser debatido se será empenhado um helicóptero ou não, sendo que vai participar na operação um navio da Marinha, que será “uma corveta ou eventualmente uma fragata”.

O homem, de 23 anos, “caiu ao mar quando se encontrava à pesca” e foi “dada a informação de que não sabe nadar”.

O pescador encontrava-se junto ao Farol do Penedo da Saudade, na praia de São Pedro de Moel, no concelho da Marinha Grande, “acompanhado de familiares que deram o alerta”, registado pela Capitania do Porto da Nazaré às 14:58.