Crónicas

O Mar como plataforma do Futuro

Não há maior liberdade que um mergulho no Mar. Ele traz-nos a Paz e a tranquilidade indispensáveis num Mundo que corre cada vez mais rápido sem saber muitas vezes para onde há-de ir

Dizer que conhecemos muito mais do Céu, das Estrelas e dos Planetas do que das profundezas do Mar seria porventura suficiente para retratar de forma sucinta o que haverá ainda por fazer neste âmbito. O que se torna ainda mais decisivo tendo em conta a nossa realidade geográfica. Um País com uma costa enorme face à sua dimensão ou seja com um potencial tremendo (com diversas Ilhas rodeadas de água) só pode olhar para ele como a plataforma que nos irá catapultar no Futuro. Um País virado para dentro e acantonado em Lisboa estará sempre em défice. A nossa história mostra-nos precisamente isso, que fomos especialmente grandes quando tivemos a capacidade de o perceber e o arrojo de partir em busca do que faz parte hoje em dia da nossa essência enquanto povo.

Não é no entanto só de identidade que falo mas também do potencial económico e cultural gigantesco que que daí advém. O negócio marítimo através de plataformas colocadas estrategicamente com negócios das mais variadas índoles podendo facilmente imaginar novas cidades a nascer ou transportes super rápidos , casinos-barco e todo o tipo de entretenimento sustentável bem como os recursos que ainda desconhecemos e que mudarão seguramente o paradigma no panorama global nomeadamente ao nível da saúde através de tratamentos inovadores ou da nossa capacidade de regeneração.

Esta literacia azul abre-nos portas para uma nova esfera carregada de diferentes idiossincrasias. Agora que estamos tão despertos para o estudo da mente humana e ao mesmo tempo tão empenhado em estilos de vida saudáveis com uma forte componente do que é natural com as disciplinas físicas e mentais trabalhadas com uma finalidade e em que se abre espaço para actividades como Yoga, meditação ou mindfulness se afirmarem de uma forma transversal é tempo de irmos à procura deste tesouro tão bem guardado que dará início com toda a certeza a uma nova era que revolucionará a Vida deste planeta.

Eu costumo dizer que não há maior liberdade que um mergulho no Mar. Ele traz-nos a Paz e a tranquilidade indispensáveis num Mundo que corre cada vez mais rápido sem saber muitas vezes para onde há-de ir. É por isso que serve de refúgio para a solidão e de verdadeira música para os nossos ouvidos. A água , os búzios , a vida marinha são essenciais para o nosso bem estar. Para limparmos problemas e iniciarmos novos e apaixonantes desafios. Para o Amor e a força de acreditar em qualquer coisa. Ninguém me tira da cabeça que quem vive junto dele vive melhor, estará mais próximo de ser feliz e é mais saudável, mais sensível e mais sonhador. Que a magia dos sentidos que nos transporta debaixo de água seja a mesma que nos leve a acreditar mais nele e na sua inevitabilidade.