>
Mundo

Putin ordena que trabalhadores fiquem em casa até 30 de Abril

Foto EPA
Foto EPA

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou hoje que a grande maioria dos trabalhadores russos fiquem em casa até ao final de abril, com salário pago, para travar a propagação do novo coronavírus.

Numa mensagem ao país transmitida pela televisão, Putin disse que decidiu estender até 30 de abril a medida anunciada antes para vigorar esta semana.

A medida não abrange os trabalhadores de indústrias essenciais, cabendo às autoridades de cada região definir quais são, assim como os que trabalham em estabelecimentos comerciais de venda de alimentos e farmácias.

“Até ao final da semana, [as autoridades regionais] devem definir um conjunto específico de medidas preventivas para os seus territórios, simultaneamente em termos de saúde, segurança da população e estabilidade da economia e das infraestruturas”, disse.

Putin disse que, a par de proteger a saúde pública, é importante proteger o rendimento das pessoas e evitar um aumento do desemprego, sublinhando que os trabalhadores devem continuar a receber o salário durante o período em que não trabalham.

O Presidente russo disse ainda que as medidas tomadas permitiram “ganhar tempo” e desacelerar a propagação do vírus no país, mas advertiu que o número de infeções ainda não atingiu o pico, admitindo “medidas suplementares em função da evolução da situação”

A Rússia regista 3.548 casos de infeção pelo vírus que causa a covid-19, 30 deles mortais, segundo números oficiais.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 180.000 são considerados curados.

Fechar Menu