Mundo

Novo emissário da ONU chega a Damasco para a sua primeira visita

Foto REUTERS/Omar Sanadiki
Foto REUTERS/Omar Sanadiki

O novo emissário das Nações Unidas para a Síria, Geir Pedersen, chegou hoje a Damasco para a sua primeira visita ao país desde a sua nomeação, foi anunciado na sua conta de Twitter.

“O enviado especial da ONU, Geir Pedersen, chegou a Damasco e espera reuniões produtivas”, pode ler-se na conta de Twitter do enviado, que não adianta mais pormenores.

O diplomata norueguês, que assumiu funções a 07 de janeiro em substituição do italo-sueco Staffan de Mistura, é o quarto mediador da ONU desde o início do conflito sírio em 2011.

De Mistura ocupou o cargo entre julho de 2014 e dezembro de 2018, um período marcado pela ascensão do grupo extremista Estado Islâmico (EI) e pela luta contra o EI, assim como pelas reconquistas sucessivas do regime sírio na sequência da intervenção militar russa a partir de 2015.

Antes de deixar o cargo, o diplomata reconheceu perante o Conselho de Segurança da ONU ter falhado a formação de uma comissão encarregue de elaborar uma nova Constituição para a Síria.

Pedersen sucede a três enviados especiais da ONU cujos esforços para pôr fim às hostilidades se saldaram em falhanços.

A guerra na Síria começou em 2011 após a repressão pelo regime de manifestações pró-democracia e já causou mais de 360.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados.