>
Mundo

Mais seis casos em Cabo Verde aumentam total para 542

Foto EPA
Foto EPA

Cabo Verde registou hoje mais seis casos de infecção pelo novo coronavírus, cinco em São Vicente e um em Santa Catarina de Santiago, elevando o total acumulado para 542 desde 19 de março, segundo actualização oficial.

De acordo com actualização feita hoje na página oficial do Governo (covid19.cv), o país passou a ter 452 casos, mais seis do que no dia anterior.

Dos novos casos, cinco são de São Vicente, que eleva o total para nove, e o outro foi diagnosticado em Santa Catarina de Santiago, que torna-se no oitavo município do país com casos confirmados da doença.

Em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social, informou que os cinco casos em São Vicente são importados da ilha do Sal e que oito das amostras foram realizadas no laboratório de virologia em São Vicente, inaugurado na sexta-feira.

Na actualização feita hoje, não é anotado nenhum caso na cidade da Praia, o foco principal da doença, que, exceptuando os três dias em que o laboratório esteve inactivo na semana passada, faz com que a capital do país não regista casos diários 19 dias depois, e mantém os 450 acumulados.

Com estes novos seis casos, Cabo Verde passa a contabilizar 542, desde 19 de março, distribuídos pelas ilhas de Santiago (469), Boa Vista (56), São Vicente (09) e Sal (08).

Do total de casos registados, contabilizam-se cinco óbitos, dois doentes foram transferidos, 240 recuperados e o país tem neste momento 295 doentes internados nos isolamentos institucionais.

“Os doentes com infecção activa continuam em isolamento e com evolução favorável de momento”, lê-se na nota, assinada pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, que reforçou o apelo para as pessoas ficarem em casa e tomem os “devidos cuidados” para evitar a propagação da covid-19.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 392 mil mortos e infectou mais quase 6,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,8 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fechar Menu