>
Mundo

Grécia suspende voos com o Qatar após testes positivos em 12 passageiros

Foto EPA
Foto EPA

A Grécia anunciou hoje ter suspendido os voos de e para o Qatar até 15 de junho, após ter detetado vários casos de coronavírus numa ligação de Doha para Atenas, indicou fonte da proteção civil grega.

Pelo menos 12 dos 91 passageiros que viajavam a bordo de um avião da Qatar Airways, que aterrou segunda-feira na capital grega, testaram positivo à covid-19, referiu a fonte, tendo todos eles sido enviados para um período de quarentena num hotel de Atenas.

Os 12 infetados permanecerão no hotel durante duas semanas, enquanto os restantes passageiros, que não acusaram o vírus, ficarão sete dias, após o que efetuarão novos testes.

Segundo a proteção civil grega, entre os passageiros contagiados estão nove paquistaneses com autorização de residência na Grécia, dois gregos provenientes da Austrália e um japonês, que integra uma família greco-nipónica.

A 08 de maio, a Qatar Airways anunciou que iria retomar a operação de forma faseada, prevendo chegar em maio a 52 destinos e a 80 em junho, entre eles Atenas.

Hoje, a Grécia anunciou que o número de novos casos de covid-19, precisamente 19, voltou a entrar na casa dos dois dígitos, após uma tendência de baixa há alguns dias, incluindo, porém, os 12 infetados vindos de Doha.

Até hoje, a Grécia registou 2.937 casos de contágio e 179 óbitos, não havendo, nas últimas 24 horas, qualquer morte de pacientes.

O Governo liderado pelo conservador Kyriakos Mitsotakis afirmou estar “orgulhoso” pela gestão da pandemia no país, que registou uma taxa de contágios muito inferior à de outros países europeus, indicando que a Grécia está preparada para receber turistas.

Em 2019, a Grécia, com uma população de cerca de 10,7 milhões de habitantes, recebeu 34 milhões de visitantes -- 24,2 milhões deles viajaram para o país entre abril e setembro -, o que permitiu um encaixe de receitas de cerca de 19.000 milhões de euros.

O turismo, que representa entre 25% e 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, é a base da economia helénica.

Após um fim gradual do confinamento iniciado a 04 de maio, o início da época turística na Grécia começa oficialmente a 15 deste mês, com a reabertura de hotéis e dos voos internacionais provenientes das regiões menos afetadas pela pandemia.

A Grécia anunciou na sexta-feira passada a reabertura dos aeroportos de Atenas e de Tessalónica (norte) aos turistas de 29 países, 15 deles a partir de Estados da União Europeia (UE), a partir de 15 deste mês.

De 15 a 30 de junho, os aviões só poderão aterrar nesses dois aeroportos, devendo os outros, regionais (nas diferentes ilhas) serão reabertos a 01 de julho.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 375 mil mortos e infetou mais de 6,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,6 milhões de doentes foram considerados curados.

Fechar Menu