Mundo

Governo francês suspende utilização de pesticidas com metam-sódio

None

O Governo francês suspendeu até ao final de janeiro o uso de produtos fitofarmacêuticos contendo metam-sódio, um pesticida usado para combater pragas especialmente por produtores de alface-de-cordeiro, após casos de envenenamento.

As autoridades francesas estão a aguardar os resultados da investigação da Agência Nacional de Segurança Sanitária (Anses) sobre este assunto.

“O uso de produtos fitofarmacêuticos contendo a substância ativa ‘metam’ ou ‘metam-sódio’ está suspenso até 31 de janeiro de 2019”, refere hoje o decreto emitido pelo Governo e publicado no Jornal Oficial.

Esta decisão foi tomada devido a casos de intoxicação e “dúvidas sobre a possibilidade de utilizar os produtos em questão de forma segura de acordo com os métodos atuais”, diz o decreto.

O uso deste pesticida já foi proibido no departamento de Maine-et-Loire, onde dezenas de pessoas foram intoxicadas recentemente por este produto.

A suspensão a nível nacional é “uma decisão acertada para a saúde dos agricultores e cidadãos”, disseram em comunicado os deputados do partido A República Em Marcha (LREM, sigla em francês) da região do Loire, incluindo Matthieu Orphelin.

“Devemos agora acompanhar as autoridades na rápida implantação de alternativas existentes”, indicou a nota.

A Anses deve decidir sobre o uso deste produto até ao final de novembro.

Na quinta-feira, a autarquia do Maine-et-Loire indicou que a suspensão no departamento foi prorrogada até 31 de dezembro.

Entre 28 de setembro e 12 de outubro, o departamento do Maine-et-Loire registou três episódios de envenenamento ligados ao uso de pesticidas á base deste pesticida.

A 09 de outubro, 61 pessoas, a maioria trabalhadores rurais, foram expostas a produtos que causaram irritação nos olhos e nas vias respiratórias, sendo que dezassete destas pessoas foram hospitalizadas naquele dia.