Mundo

Governo britânico deve recuar e retirar rascunho de “mau acordo” do Brexit

None

O líder do partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, defendeu hoje que o Governo deve recuar e “retirar” o rascunho de “mau acordo” para a saída do Reino Unido da União Europeia aprovado na quarta-feira.

“Este não é o acordo que foi prometido ao país. E o parlamento não pode, e acredito que não vai aceitar uma escolha falsa entre este mau acordo e a falta de um acordo”, disse hoje de manhã no Parlamento, após a apresentação feita pela primeira-ministra, Theresa May.

Corbyn disse que o texto vai agravar a preocupação dos britânicos por todo o país “com as indústrias onde trabalham, com os empregos que têm, com a estabilidade das suas comunidades e do país” e defendeu que deve ser retirado da mesa de negociação.

“O Governo deve retirar este acordo incompleto que claramente não tem o apoio do Governo, deste parlamento ou do país no conjunto”, argumentou o líder do principal partido da oposição.

A primeira-ministra disse hoje aos deputados que o rascunho do acordo para o ‘Brexit’ aprovado pelo governo na quarta-feira “não é o acordo final”, mas é do interesse nacional e permite sair da União Europeia “de forma suave e ordeira”.

“O que nós concordámos ontem [quarta-feira] não foi o acordo final. É um rascunho de um tratado. Significa que vamos deixar a UE de uma forma suave e ordeira e define a estrutura para um relacionamento futuro que garante o interesse nacional”, vincou.

Theresa May foi apresentar o texto à Câmara dos Comuns e começou a declaração agradecendo a Dominic Raab e Esther McVey, que se demitiram esta manhã do ministério para a Saída da União Europeia e do ministério do Trabalho e Pensões, respetivamente.

Estes alegaram não concordar com o projeto de acordo que foi aprovado “coletivamente”, mas não por unanimidade, por um conselho de ministros que durou cinco horas na quarta-feira.

“Concretizar o ‘Brexit’ envolve escolhas difíceis para todos nós. Não concordamos com todas essas escolhas, mas eu respeito as suas opiniões. E eu gostaria de agradecer sinceramente por tudo que eles fizeram”, disse May.