Mundo

Cozinheira ajuda a salvar 50 crianças em tiroteio numa escola brasileira

None

Uma cozinheira da Escola Estadual Raul Brasil, em São Paulo, relatou que ajudou cerca de 50 estudantes a esconderem-se na cozinha durante o tiroteio que vitimou 10 pessoas na manhã de hoje.

Silmara Cristina Silva de Moraes, de 54 anos, afirmou que se barricou com os alunos na cozinha da instituição de ensino, usando um frigorífico e uma arca congeladora para trancar a porta.

“Nós estávamos a servir a merenda e aí começaram os tiros e as crianças entraram em pânico. Abrimos a cozinha e começámos a colocar o maior número de crianças dentro, fechámos tudo em seguida e pedimos para se deitassem no chão”, narrou, emocionada, a cozinheira, segundo o portal de notícias G1, acrescentando que foram momentos de desespero.

Silmara conta que quando já tinha cerca de 50 alunos na cozinha foi preciso trancar a porta: “Eu arrastei o frigorífico e o congelador para fazer uma barricada e ficámos atrás. Virámos uma mesa e fizemos um escudo para proteger as crianças. Ficámos juntos num canto. Se acontecesse alguma coisa, os atiradores iriam atingir muita gente”, afirmou.

A brasileira de 54 anos declarou ainda que os jovens atiradores pareciam “que procuravam alguém” em concreto.

“Parecia que procuravam alguém. Andavam de um lado para o outro, sempre a disparar muito. Nós não vimos nada. Ficamos abaixados e a escutar os movimentos. Isso durou cerca de 10 a 15 minutos, mais ou menos”, frisou.

O número de vítimas mortais no tiroteio que aconteceu hoje, no interior de uma escola na cidade brasileira de Suzano, subiu de oito para 10, segundo um novo balanço da polícia da região metropolitana de São Paulo.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Polícia Militar de São Paulo, oito vítimas foram mortas dentro da Escola Estadual Raul Brasil e outras duas pessoas socorridas não resistiram e morreram no hospital.

A Polícia Militar confirmou que há pelo menos 17 feridos, dos quais 10 foram transportados para os hospitais cidade.

Os dois autores do crime foram identificados pela Polícia Militar como sendo Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25 anos.

O tiroteio aconteceu por volta das 09:40 (12:40 em Lisboa), segundo relatos de vizinhos à imprensa local.

O governador do estado de São Paulo, João Dória, decretou, através da rede social Twitter, três dias de luto em todo aquele estado brasileiro.

“Profundamente chocado com essa inexplicável tragédia. É muito triste! Minha total solidariedade e todo o apoio às vítimas e aos familiares. Decretei luto oficial de três dias no estado de São Paulo”, escreveu.