Madeira

Vem aí novo estudo de opinião sobre as ‘Regionais’

DIÁRIO, dnoticias.pt e TSF revelam intenções de voto e outros dados entre quinta e domingo

None

Se as eleições regionais marcadas para 22 de Setembro fossem agora em que partido votariam os eleitores recenseados na Madeira?

A dúvida é tirada a limpo no estudo de opinião encomendado pelo DIÁRIO e pela TSF-Madeira à Eurosondagem, o primeiro que ocorre depois das eleições europeias sobre as ‘Regionais’, com dados que publicaremos entre quinta-feira e domingo.

A questão está a ser colocada através de entrevistas telefónicas feitas pela Eurosondagem a cerca de 1.500 eleitores, repetindo-se assim o número de inquiridos no estudo de opinião publicado a 19 de Janeiro deste ano.

Nesse estudo sem precedentes em termos de inquiridos, os resultados também foram inéditos. O PS conquistaria 36,9% do eleitorado, 19 a 20 mandatos. O PSD teria 34,7% e alcançaria 18 a 19 mandatos. O CDS chegaria aos 8% e aos 4 deputados. O JPP teria 4,8% e 2 deputados, tantos quantos o BE que chega aos 4%. A CDU ficaria nos 3,6% e teria 1 a 2 mandatos.

Tendências em Janeiro

Do estudo de opinião publicado a 19 de Janeiro sobraram cinco constatações:

1. Foi consomada a ultrapassagem do PS ao PSD, que embora se avizinhasse, aconteceu pela primeira vez nas sondagens relativas às eleições regionais encomendadas pelo DIÁRIO e TSF-Madeira à Eurosondagem.

2. No estudo de opinião realizado a um número de eleitores sem precedentes - 1.510 - também ficou claro que a bipolarização tendia a aumentar, muito por culpa das dúvidas em relação a quem vencerá as eleições.

3. A incerteza persistia numa corrida eleitoral disputada à décima. Até porque a vantagem dos socialistas em relação à social-democracia no poder era de apenas de 2,2 pontos percentuais, margem que por sinal era inferior à margem de erro da sondagem.

4. O PSD continuava a descer suavemente, mas depois de deixar de ser absoluto nas sondagens, também perdia a liderança incontestada durante mais de 40 anos. Num ano, e tendo em conta a sondagem publicada em Fevereiro de 2018, esbanjava cinco pontos de vantagem e introduzia na cena política, a necessidade de haver ‘geringonças’ de direita ou de esquerda para tornar a Madeira governável.

5. A sondagem mostrava que, a par do PS, que ganhava 1,2 pontos face à sondagem de Julho de 2018, o CDS recuperava 0,9 e o BE 0,1. Em baixa de 1,2 pontos estava o JPP, o que ditava a perda de um deputado, a CDU que corria o risco de perder um, enquanto o PTP saía de cena.