Madeira

SESARAM premiou 297 dadores de sangue

Região conta com três mil dadores de sangue. Só em 2018 foram feitas 5.912 colheitas e 5.100 transfusões.

None

Casa cheia na ‘Festa dos Dadores de Sangue’ que se realizou este sábado, no Centro de Congressos do Hotel Vidamar, numa organização do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do SESARAM.

No certame que é realizado anualmente a fim de celebrar o Dia Nacional do Dador de Sangue, efeméride assinalada em Portugal a 27 de Março, foram entregues diplomas e medalhas a um total de 297 dadores do Serviço Regional de Saúde. Nesse sentido, 146 diplomas destinaram-se a pessoas que já fizeram 10 dádivas de sangue até hoje, enquanto 87 medalhas em cobre foram entregues a dadores que já deram mais de 20 vezes o seu sangue que pode salvar vidas.

Já no que diz respeito a medalhas prateadas, que correspondem a dadores que já fizeram 40 dádivas ou mais, foram entregues 39 ‘galardões’, ao passo que as insígnias douradas foram entregues a 22 dadores, que já cumpriram 60 dádivas. O destaque vai também para as três medalhas especiais entregues a três dadores, que já assinalaram as 100 dádivas de sangue.

Os números de dádivas de sangue ganharam ainda mais proporção durante 2018. O SESARAM conta com cerca de três mil dadores e só no ano passado surgiram 812 novos interessados em dar sangue, embora só 646 estivessem aptos a fazê-lo. Procederam ao longo do ano transacto a 5.912 colheitas e 5.100 transfusões.