Madeira

Serviços de Pediatria e de Cirurgia Pediátrica estão agora acreditados

Foto ASPRESS
Foto ASPRESS

O Serviço de Saúde da RAM tem mais dois novos serviços hospitalares acreditados pela Direcção Geral de Saúde (DGS), com base no Modelo de Certificação ACSA Internacional. Pediatria e Cirurgia Pediátrica juntam-se assim a outros 13 serviços que já tinham esta acreditação.

Num comunicado enviado à comunicação social, o SESARAM lembra que “em Janeiro de 2017, os Centros de Saúde da Ribeira Brava, de Machico, do Caniço e de Santo António; e o Serviço de Patologia Clínica, a Unidade de Cuidados Paliativos, o Serviço de Medicina Intensiva, o Serviço de Ginecologia-Obstetrícia, o Serviço de Anestesiologia e o Serviço de Cirurgia Cardiotorácica”. “Em Junho de 2018, o Bloco Operatório, o Serviço de Cardiologia e o Serviço de Sangue e de Medicina Transfusional”, acrescenta.

“A acreditação alcançada pelas quinze unidades de saúde do SESARAM é o resultado de um investimento na melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados ao cidadão e constitui uma motivação e um exemplo para os restantes serviços hospitalares e centros de saúde. Este processo de acreditação, além de assegurar a garantia da qualidade e a segurança dos cuidados de saúde prestados, promove a confiança dos cidadãos na instituição e o respeito pelos seus direitos na relação com os profissionais de saúde”, explica o SESARAM.

A este propósito, importa referir que os serviços hospitalares e centros de saúde acreditados em janeiro de 2017 já foram alvo de auditoria externa, efetuada pela Coordenadora Nacional do Programa de Acreditação do Ministério da Saúde, Laura Marques e pela auditora da DGS, Maria José Branquinho. Estas visitas de avaliação aos dez serviços (acreditados em janeiro de 2017) decorreram no período de 14 a 18 de Janeiro de 2019.