Madeira

“O CDS não tem nenhum tipo de acordo com o PSD. O CDS concorre sozinho às eleições”

None

Falando no encerramento da Escola de Quadros da Juventude Popular (JP), evento da responsabilidade da estrutura juvenil do partido, Rui Barreto apelou à mobilização interna, isto tendo em que estão três actos eleitorais no horizonte.

”Queremos ser a primeira escolha dos madeirenses nas próximas eleições regionais”, disse, para concretizar: “Sabem que comigo e com o CDS o importante é fazer, o importante é concretizar aquilo que nós dizemos, e temos dados provas bastas no Parlamento, em Santana e nas sete juntas que lideramos, fazendo política com utilidade. Um voto no CDS, é um voto útil”, referiu.

Desmontando rumores que têm chegado ao CDS Madeira, Rui Barreto fez um apelo aos madeirenses e porto-santenses: “Sei que andam por aí a dizer que o CDS tem acordos com o PSD”, contextualizou, para desmentir. “O CDS não tem nenhum tipo de acordo com o PSD. O CDS concorre sozinho às eleições, com as suas ideias, as suas equipas e o seu programa para merecer a confiança dos madeirenses e para poder influenciar num futuro governo regional naquilo que já nos é reconhecido. Não temos acordos nem com o PSD nem com o Partido Socialista. Estas bilhardices que andam por aí a lançar é para retirar votos ao CDS, não se deixem enganar pelo Centrão dos interesses que são o PSD e o PS. Estas bilhardices é para concentrar os votos, como se as escolhas tivessem que que ser feitas entre a desilusão do PSD e o PS, que é um partido duvidoso que nem a Câmara do Funchal pode apresentar como exemplo às populações”, disse.

Para o dirigente, “o CDS é alternativa, é a esperança é a força que os madeirenses merecem, e sabem que um voto no CDS é um voto que não vem ao engano”, mencionou, para convocar a JP, “as populações e todos os que se queiram juntar a nós para construirmos um programa em que as populações se identifiquem”, salientou.

O CDS Madeira concentrou-se este fim-de-semana em Santana para a realização de duas iniciativas: reunião da Comissão Política e a Escola de Quadros. Estando no único concelho onde o partido poder, Rui Barreto lembrou aos jovens que a Câmara de Santana, liderada por Teófilo Cunha, “é uma referência e modelo regional e nacional para o CDS”, notou. “É um modelo e um orgulho pela forma como tem gerido as contas públicas”, sublinhou.

Disse que a autarquia devolve à população todo o IRS que tinha direito, tem a taxa de IMI mais baixa possível, apoia as famílias com crianças nas creches, os estudantes de todos os ciclos de ensino, incluindo o universitário, é a Câmara da Madeira que tem o maior pacote de incentivo à natalidade, já pagou quase oito milhões de dívidas, tem hoje uma dívida na ordem dos 800 mil euros e apesar de ter conseguido por em contas em dia, já investiu mais de seis milhões de euros. “É isto que eu defendo: uma boa utilização dos dinheiros públicos e respeito pelo dinheiro dos contribuintes”, afirmou Rui Barreto, congratulando o presidente da autarquia, Teófilo Cunha, presente no encerramento da Escola de Quadros, assim como o presidente da Junta de Freguesia local, Ricardo Teixeira.

Com a JP, Rui Barreto selou um compromisso que havia assumido quando há cerca de um ano foi eleito líder do CDS: assinar um Acordo de Compromisso, o primeiro na história do partido a nível regional, instrumento que estabelece a relação do partido com a sua estrutura jovem. Foi um pretexto para reunir antigos presidentes da JP: Roberto Rodrigues, Lídio Aguiar e Luísa Gouveia, a que se juntou o líder actual, Pedro Pereira.