Madeira

Monteiro de Aguiar pede Proposta de Resolução em nome do Povo Venezuelano

None

Cláudia Monteiro de Aguiar pediu um ponto de ordem hoje na abertura da sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, para voltar a defender o povo venezuelano, na sequência da tomada de posse de Nicolás Maduro para o seu segundo mandato na presidência da Venezuela.

A eurodeputada considerou um assunto de extrema importância na actualidade política internacional, apesar de não estar previsto na agenda do Parlamento. Recorde-se que Maduro prestou juramento no passado dia 10, sem o reconhecimento da União Europeia e de diversos países, que não legitimam o novo mandato.

A Deputada do PSD, na sua intervenção, apelou ao Parlamento Europeu que aprove uma Proposta de Resolução que declare o Governo de Nicolás Maduro ilegítimo e que proponha a realização de novas eleições presidenciais, para restaurar a ordem democrática no país.

“O Parlamento tem que condenar mais este capítulo na História da Venezuela que agudiza a crise dramática em que o país está mergulhado. Mesmo com a rejeição da comunidade internacional, Nicolás Maduro tomou posse para um segundo mandato”, sublinhou a Cláudia Monteiro de Aguiar, perante os seus colegas eurodeputados.

A eurodeputada madeirense, que muitas vezes publicamente demonstrou o seu apoio e solidariedade para com o povo venezuelano e luso-descendente na Venezuela, lembrou que esta é uma crise política, social e económica que atinge todos os quadrantes e que se vem agudizando desde 2015.

“Falamos de quatro anos de exasperação, de falta de alimentos e bens de primeira necessidade, como medicamentos. Falamos de quase três milhões de venezuelanos que abandonaram o país, por medo, violência e falta de oportunidades. Falamos de um Estado falhado.”, reiterou a deputada do PSD, sem deixar de mencionar também os cerca de sete mil luso-venezuelanos que ao longo dos últimos anos viram-se obrigados a voltar à RAM.

“Um Estado que levou ao regressou de milhares de luso-descendentes e de venezuelanos à Madeira. Não é suficiente apoiarmos o povo venezuelano nos nossos países. Precisamos fazer valer a sua voz aqui na Europa!”, concluiu a Eurodeputada social-democrata.