Madeira

“Eu adoro ver as crianças a sorrir, enche-me o coração” disse o Pai Natal

Foto Hélder Santos
Foto Hélder Santos

Conta-se que foi desde muito cedo que Nicolau se mostrou muito generoso. O Pai Natal, como é mais conhecido, acredita que a magia do Natal está nas crianças, referido que o melhor presente que ele pode receber é o sorriso de uma criança.

“Eu adoro ver as crianças a sorrir, enche-me o coração”, frisou.

Uma das histórias mais conhecidas sobre o Pai Natal, que passou de geração em geração, é a de um comerciante falido que tinha três filhas e que, perante a sua precária situação, não tendo dote para casar as suas filhas, estava tentado a prostituí-las.

Quando Nicolau soube disso, passou junto da casa do comerciante e atirou um saco de ouro e prata pela janela que se encontrava aberta, que caiu junto da lareira, perto de umas meias que estavam a secar. Assim, o comerciante pôde preparar o enxoval da filha mais velha e casá-la. E fez o mesmo para as outras duas filhas do comerciante, assim que estas atingiram a maturidade.

O DIÁRIO foi ao FÓRUM Madeira, um dos locais onde o Pai Natal marcou presença nesta época do ano, para tentar saber um pouco mais sobre toda a “magia” que está por de trás da noite de Natal.

O Pai Natal diz que “não existe crianças más, por vezes, podem ter uma birra ou outra, mas todas elas merecem receber um presente, nem que seja um abraço e amor”, acrescentado que “a ideia do Natal é criar magia nas crianças”.

A magia foi a justificação dada pelo Pai Natal, quanto ao entregar tantos presentes, numa só noite. Através de um relógio especial que consegue parar o tempo, e com as suas renas voadoras entrega presentes a todas as crianças do Mundo.

No entanto o Pai Natal está um pouco gordo para caber em todas as chaminés. Confessou que “as vezes fico um pouco entalado nas chaminés mais pequenas”, mas sempre consegue dar um jeito de ultrapassar esses pequenos problemas. Quanto às casas que não possuem chaminé, explicou que consegue entrar por uma frecha da porta.

“O Pai Natal consegue entrar em todo o lado”, acrescentou.

Quanto aos brinquedos, salientou que actualmente são cada vez mais complexos e dão muito trabalho.

“Mas acredito que os meus duendes farão um trabalho extraordinário”, justificou.

O Pai Natal confessou que na sua visita à Madeira transpirou um pouco, referindo que “aqui está mais quente que na Lapónia”.

Actualmente, no Natal, é costume as crianças, de vários pontos do Mundo, escreverem uma carta ao Pai Natal, a pedir as suas prendas preferidas. Nesta época, também se decora a árvore de Natal e se enfeita a casa com decorações natalícias. Também são enviados postais desejando Boas Festas aos amigos e familiares.

Há quem atribuía à época de Natal um significado meramente consumista. Outros, vêem o Pai Natal como o espírito da bondade, da oferta. Os cristãos associam-no à lenda do antigo santo, representando a generosidade para com o outro.