Madeira

Embaixador britânico está na Madeira: “Direitos dos cidadãos serão bem protegidos”

Foto Hélder Santos/Aspress
Foto Hélder Santos/Aspress

O embaixador do Reino Unido em Lisboa, Chris Sainty, assegurou, esta manhã, no Funchal, que “os direitos dos cidadãos portugueses no Reino Unido e também dos cidadãos britânicos em Portugal serão muito bem protegidos no futuro, com ou sem acordo no Brexit”. Uma garantia transmitida ao DIÁRIO no início de uma visita de dois dias do diplomata à Madeira que visa contactar a comunidade britânica aqui residente e escutar as suas preocupações sobre o processo de saída do seu país da União Europeia.

“Não recebemos muitas preocupações dos britânicos residentes na Madeira, mas obviamente, como todos os cidadãos britânicos residentes em muitos países da UE, nesta altura eles têm questões e dúvidas sobre o futuro. Felizmente, graças às garantias que os governos britânico e português deram nas últimas semanas, eu acho que não há grandes motivos para se preocuparem seja qual for o desfecho do Brexit”, afirmou Chris Sainty.

De qualquer modo, o embaixador fez um veemente apelo aos seus compatriotas residentes em Portugal para que se registem junto das autoridades nacionais, para que no futuro continuem a gozar dos seus direitos, o principal dos quais é o direito de residência. Os governos também já asseguraram direitos de acesso aos serviços de saúde, educação e outros. Por outro lado, Chris Sainty referiu que a larga comunidade de reformados residente no nosso país nada terá a recear, pois “o direito de receber uma pensão britânica não depende do Brexit nem da nossa adesão à União Europeia”. Quanto muito, admitiu que a desvalorização da libra nos últimos meses fez minguar a pensão. “Isso torna mais difícil a vida destas pessoas em países como Portugal”, reconheceu.