Madeira

Doenças respiratórias matam mais na RAM

Uma conclusão do primeiro ‘Atlas Estatístico da Região Autónoma da Madeira’, lançado hoje pela DREM

Em 2017, faleceram 290 pessoas por pneumonia na Madeira.
Em 2017, faleceram 290 pessoas por pneumonia na Madeira.

O ‘Atlas Estatístico da Região Autónoma da Madeira’ revela que as doenças do aparelho respiratório, como a pneumonia, matam mais na RAM do que no resto do país.

“A taxa de mortalidade padronizada de indivíduos com menos de 65 anos é a mais elevada do país no que se refere a doenças do aparelho respiratório, no qual as pneumonias assumem destaque”, refere o documento estatístico.

Concretamente: Em 2017, faleceram 465 pessoas na Região devido a doenças respiratórias. Destas, 290 foram por pneumonia.

No que toca à distribuição por município, o Atlas indica que a taxa de mortalidade provocada pelas doenças respiratórias atinge valores mais altos na Calheta, Porto Moniz, São Vicente e Ribeira Brava. O valor mais reduzido foi registado em Santa Cruz.

Recorde-se que a Direcção Regional de Estatística da Madeira (DREM) lançou, hoje, o ‘Atlas Estatístico da Região Autónoma da Madeira’, para assinalar o Dia Europeu da Estatística, comemorado a 20 de Outubro.

Esta publicação tem como objectivo promover a literacia estatística dos cidadãos, com recurso a cartogramas e gráficos visualmente apelativos, de modo a facilitar a apreensão por parte dos utilizadores dos indicadores mais relevantes de cada área temática, que estão integrados nas diversas publicações disponibilizadas pela DREM para cada domínio estatístico.

A primeira edição do Atlas é dedicada à Demografia e Mortalidade e daqui sobressai uma conclusão: a baixa natalidade é um problema na Região, contribuindo para a redução da população.

A informação da Demografia é referente ao ano de 2018 e abarca indicadores de evolução da população residente, de natalidade, fecundidade, nupcialidade e divorcialidade, entre outros. O capítulo da mortalidade, cujos dados são para 2017, incide fundamentalmente sobre as diversas causas de morte.

A DREM está já a trabalhar no próximo capítulo do Atlas, que será dedicado à Educação, o qual deverá ser lançado no início do próximo ano.