Diabetes mata entre 10 a 12 pessoas por dia em Portugal

12 Nov 2018 / 17:16 H.

A diabetes mata entre 10 a 12 portugueses por dia. A doença é diagnosticada diariamente a 200 pessoas e cerca de 500 acabam por ser internadas nos hospitais portugueses. A prevalência estimada da diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7,7 milhões de indivíduos) é de 13,3%, isto é, mais de um milhão de portugueses. A este número somam-se mais de dois milhões de pessoas com pré-diabetes que é como um alerta para o risco de desenvolver diabetes.

A pré-diabetes atinge quase um quinto dos portugueses, entre os 25 e os 74 anos. Cerca de 70% dos indivíduos vão eventualmente desenvolver diabetes e, dessa percentagem, 15 a 30% apresentam uma forte probabilidade de ter diabetes num prazo de cinco anos, alertaram, recentemente, especialistas de Endocrinologia.

Em média, entre 10 a 12 portugueses morrem a cada dia, por diabetes, revela o último relatório nacional da Direção-geral da Saúde. Mais de 415 milhões de pessoas vivem com diabetes no mundo, e esse número deve chegar a 642 milhões em 2040. Preocupantes são, também, os casos desconhecidos, ou seja, que ainda não foram diagnosticados.

Apesar dos múltiplos investimentos ao nível do diagnóstico precoce e dos avanços terapêuticos, a diabetes continua a envolver elevados custos económicos, sociais e humanos.

Com os números que a diabetes atinge em Portugal e no mundo, só uma abordagem integrada poderá ser capaz de lhe responder. O combate à diabetes, nas suas vertentes de prevenção, tratamento e acompanhamento, é provavelmente o principal desafio a vencer na próxima década em Portugal.

A sensibilização para a Diabetes faz-se ao longo do mês de Novembro.