Consulta ‘Aberta’ alargada ao Centro de Saúde do Bom Jesus

15 Jan 2019 / 17:51 H.

O Serviço de Saúde da RAM informa que, a partir de hoje, dia 15 de Janeiro, a Consulta Aberta (consulta complementar) foi alargada ao Centro de Saúde do Bom Jesus, das 14h às 20 horas, de segunda a sexta.

Recorde-se que esta consulta complementar destinada aos utentes que necessitam de atendimento pouco ou nada urgente, residentes no concelho do Funchal, foi disponibilizada a partir do dia 10 de Janeiro nos Centros de Saúde de Santo António e da Nazaré e, em apenas três dias, já registou mais de 80 atendimentos.

Através de um comunicado de imprensa, explica que “o alargamento desta consulta a mais um Centro de Saúde no Funchal surge em função da procura, no sentido de garantir o atendimento aos utentes que por motivos de doença súbita, não urgente e/ou pouco urgente necessitam de cuidados médicos”.

Explica ainda que a consulta aberta (consulta complementar) vigora em situação de excepção durante o período de activação do Plano de Contingência para o Inverno. Esta consulta é criada no âmbito do Plano de Contingência para o Inverno apresentado pelo Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM, em vigor desde outubro até abril, o qual integra orientações estratégicas e referenciais para actuação nas instituições do sistema de saúde da RAM.

“Assim, os utentes que necessitam de ajuda médica, não urgente, devem privilegiar a ida ao centro de saúde da sua área de residência e procurar uma das várias soluções de atendimento lá existentes, nomeadamente a consulta de recurso, as consultas não programadas e/ou a consulta aberta existente, a partir do dia 10 de janeiro, nos Centros de Saúde do da Nazaré e no Centro de Saúde de Santo António, e a partir do dia 15 de Janeiro, no Centro de Saúde do Bom Jesus”, acrescenta o mesmo comunicado.

Esgotadas estas possibilidades de atendimento, os utentes residentes fora do Funchal têm ainda a possibilidade de recorrer aos Centros de Saúde com Serviço de Atendimento Urgente, nomeadamente:

Serviços de Urgência com funcionamento 24h

Centro de Saúde da Calheta

Centro de Saúde de Machico

Centro de Saúde de São Vicente

Centro de Saúde do Porto Santo

Serviços de Urgência com funcionamento inferior a 24h

Centro de Saúde de Câmara Lobos - Dias úteis: das 16:00 às 23:00 | Fins-de-semana e Feriados: das 09:00 às 23:00.

Centro de Saúde do Porto Moniz - Dias úteis: das 08:00 às 20:00 Centro de Saúde da Ribeira Brava - Todos os dias: das 08:00 às 23:00

Centro de Saúde de Santana - Todos os dias: das 08:00 às 22:00

“Reforçamos que o recurso adequado aos serviços disponíveis possibilitará uma melhor resposta na prestação de cuidados, em conformidade com as necessidades da população, diminuindo os tempos de espera”, concluiu.