Madeira

‘Ciência na Escola’ premeia quatro escolas da Região

None

Decorreu, esta manhã, a cerimónia de entrega de prémios, a nível regional, do concurso ‘Ciência na Escola’, que teve lugar na sala de sessões da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, que premiou 7 projectos de 4 escolas de Região.

A cerimónia contou com a presença do secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, que realçou o empenho dos professores, referindo que a Região foi premiada em todos os escalões graças ao trabalho e emprenho dos professores no apoio e elaboração dos projectos.

“Sem o empenho dos nossos professores não seria possível que os nossos alunos fossem premiados nos vários projectos apresentados”, frisou.

O concurso ‘Ciência na Escola’ é uma iniciativa da fundação Ilídio Pinho, em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia, que conta ainda com a colaboração da Secretaria Regional de Educação

Destina-se a todos os alunos do pré-escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, tendo como principal missão o de incentivar o interesse das crianças e jovens em idade escolar pelas ciências através do apoio a projectos inovadores de educação e formação.

Aos projectos vencedores, a nível regional, foram atribuídos prémios em valor monetário para desenvolvimento dos mesmos.

No 1.º escalão (pré-escolar) foram premiadas a EB1/PE do Lombo da Guiné, com o projecto ‘Potinhos d’Amizade’, e a EB1/PE da Ladeira e Lamaceiros, com o projecto ‘Gostinho ... doce!’, cada qual com um cheque no valor de 200 euros.

No 2.º escalão (1.º ciclo) venceram a EB1/PE da Ladeira e Lamaceiros, com o projecto ‘Manteiga de banana’, e a EB1/PE do Lombo da Guiné, com o projecto ‘Eco Bag’, que receberam um cheque no valor de 300 euros cada uma.

No 3.º escalão (2.º ciclo) a EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva foi premiada com 400 euros pelo projecto ‘A Vida Mágica da Sementinha: cenário de aprendizagem com o Robot Cubetto’.

No 4.º escalão (3.º ciclo) ganhou novamente a EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva com o projecto ‘Jogo Interativo Cavaleiro da Dinamarca’ e o correspondente cheque no valor de 500 euros.

Finalmente, no 5.º escalão (secundário) a EBS Padre Manuel Álvares recebeu 500 euros pelo projecto ‘Battery4us: Charge The Future’.

Este concurso conta com a participação de cerca de 230 alunos da Madeira, sendo que destes 150 foram premiados e passam assim à fase seguinte, a de desenvolvimento, onde irão implementar, sob a orientação dos professores e o apoio de algumas entidades parceiras, os seus projectos vencedores.