Madeira

Celebrações do Mês do Advogado arrancam no dia 13 de Maio

Foto Arquivo/ASPRESS
Foto Arquivo/ASPRESS

As celebrações do Mês do Advogado arrancam no próximo dia 13 de Maio, no Funchal, numa organização do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados. O primeiro dia será marcado por uma conferência e pelo Jantar do Advogado, que acontece no Nini Design Centre.

Quanto à conferência, contará com as intervenções do Conselheiro Ireneu Cabral Barreto, Representante da República para a Região Autónoma da Madeira; de Guilherme Figueiredo, Bastonário da Ordem dos Advogados; e de Brício Araújo, Presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados.

“Como oradores convidados intervêm o Conselheiro António Henriques Gaspar, Presidente Emérito do Supremo Tribunal de Justiça, com uma preleção subordinada ao tema ”Os Desafios da Advocacia no Tempo Pós-Nacional – Entre um Dever nas Margens do Estado de Direito e a Obrigação Cosmopolita”; e Rogério Alves, antigo Bastonário da Ordem dos Advogados, que abordará o tema “A Advocacia entre a Pós-Verdade e a Inteligência Artificial: o Perene e o Efémero”, numa conferência moderada por Ana Isabel Barona, Vice-Presidente do Conselho Geral da Ordem dos Advogados e Presidente da Comissão Nacional de Defesa dos Atos Próprios dos Advogados”, explica a Ordem.

No dia 14 de Maio haverá um encontro do Bastonário com os advogados da antiga Comarca de Santa Cruz. Às 18 horas desse dia terá lugar a Missa de Sufrágio em Memória dos Advogados Falecidos e Acção de Graças pelos Advogados no Activo, na Sé Catedral do Funchal, presidida pelo Bispo do Funchal, D. Nuno Brás.

A 16 de Maio, o Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados formaliza um protocolo solidário com o Estabelecimento Vila Mar.

No dia 19 de maio, dia de Santo Ivo, padroeiro dos Advogados, o Presidente do Conselho Regional da Madeira participará na Sessão Solene de Comemoração Nacional do Dia do Advogado, que este ano se realiza em Santarém, evento no qual receberá a Medalha de Honra da Ordem dos Advogados, o advogado madeirense Paulo Gouveia e Silva.

A 24 de Maio a Católica Business School procede à entrega de diplomas da Pós-Graduação em Contabilidade e Finanças para Juristas, realizada no Funchal, em parceria com o Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados.

O programa encerra no dia 25 de maio com eventos lúdico-desportivos, com o tradicional jogo de futebol entre advogados e tribunal, seguido de almoço convívio.