Madeira

Câmara do Funchal acusa Governo Regional de não cumprir a Lei das Finanças Locais

Declarações surgem após a reunião de Câmara, que se realizou esta tarde

None Ver Galeria

Miguel Silva Gouveia, vice-Presidente da Câmara Municipal do Funchal, anunciou, esta tarde, que a autarquia aprovou hoje o envio de uma proposta a todos os Grupos Parlamentares da Assembleia Legislativa da Madeira, que prevê a deliberação das garantias vertidas na Lei das Finanças Locais 51/2018, ou seja, a “participação às Autarquias de 7,5% na receita do IVA cobrado nos sectores do alojamento, restauração, comunicações, electricidade, água e gás, o que o Governo Regional se recusa a cumprir”. As declarações foram proferidas no final da habitual reunião de Câmara, que se realizou esta tarde.

Nessa ocasião, o autarca fez questão de explicar que a proposta foi aprovada com os votos favoráveis da Coligação Confiança e do CDS, e com os votos contra dos vereadores do PSD”. “Esta é uma resolução de enorme significado, não só para a cidade do Funchal, mas também para o respeito institucional democrático na Região Autónoma da Madeira”, disse.

“Ficou confirmado hoje, em Reunião Camarária, que existe um conjunto de vereadores que estão efectivamente interessados em defender os interesses da cidade do Funchal, e dos funchalenses, e outros que obviamente estão nesta casa em defesa de interesses partidários e da manutenção do poder por parte do Governo Regional”, vincou o Vice-Presidente.

“No ano de 2017, a Região arrecadou cerca de 370 milhões de euros com receitas de IVA e, no orçamento deste ano, tem uma receita prevista de 430 milhões de euros. Ora, estes 7,5% dizem respeito a uma parcela muito simbólica desse valor global, logo não compreendemos que, na Madeira, não se cumpra o que está previsto na Lei Nacional das Finanças Locais, e que os Municípios da RAM sejam mais uma vez secundarizados e menosprezados em relação aos seus congéneres do resto do país”, afirmou Miguel Silva Gouveia.

Nesta reunião foi também aprovado por unanimidade o último passo para o início da obra de requalificação do Museu de História Natural do Funchal. A intervenção irá para o terreno já no mês de Fevereiro e contempla um investimento de 1 milhão de euros, com um prazo de conclusão previsto até ao final deste ano.