Madeira

Benoît Sinthon, do Restaurante Il Gallo D’Oro, foi eleito Chefe de Cozinha do Ano

None

Benoît Sinthon, do Restaurante Il Gallo D’Oro, Hotel Cliff Bay Madeira, com duas estrelas Michelin, foi eleito Chefe de Cozinha do Ano pela Revista de Vinhos - Essência do Vinho Chefe de Cozinha do Ano e o Chefe Revelação do Ano foi para Óscar Gonçalves, do Restaurante G Pousada, de Bragança, que recebeu uma estrela Michelin em Novembro passado.

A Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa 2015, do Douro, foi eleito o melhor vinho de 2018 pela publicação, que elegeu ainda a Quinta da Aveleda como Empresa do Ano.

“De enorme profundidade, onde se sente a extrema frescura do conjunto estrutural. Suave mas autoritário nos taninos, profundo e dinâmico sem nunca ser potente”, justifica a revista, que deu a conhecer “Os Melhores do Ano 2018 durante um jantar efetuado esta sexta-feira, na Alfândega do Porto.

O prémio Empresa do Ano foi para a Quinta da Aveleda, uma empresa familiar constituída em 1870 e presente nas regiões dos Vinhos Verdes, do Douro e da Bairrada.

A publicação distinguiu o empresário e gestor Paul Symington com o Prémio Homenagem, pelos seus “40 anos devotados à Symington Family Estates, à evolução do Porto e do Douro e à afirmação do vinho português no mundo”.

João Roquette, que lidera a Herdade do Esporão, no Alentejo, e a Quinta dos Murças, no Douro, foi distinguido com o prémio Personalidade do Ano.

“Os Melhores do Ano 2018 reflectem o trabalho de entrega total, a procura incessante da perfeição, a originalidade, a capacidade de liderança, o saber fazer e o reconhecimento do sector”, referiu o director da Revista de Vinhos - Essência do Vinho, Nuno Pires.

Nos vinhos, foram também premiados o projeto Quanta Terra, do Douro, na categoria Produtor do Ano, a Poças Júnior, na de Produtor de Vinhos Fortificados do Ano, e a Quinta de Santiago, dos vinhos verdes de Monção e Melgaço, como Produtor Revelação do Ano.

A distinção Enólogo do Ano foi para António Maçanita e a de Enólogo Revelação do Ano coube a Luís Leocádio, tendo sido atribuído a Gabriela Marques, do Restaurante Varanda, do Hotel Ritz, em Lisboa, o prémio Sommelier do Ano e aos vinhos Marquês de Borba, o Alentejo, o galardão Marca do Ano.

O prémio de Inovação/Investigação do Ano foi atribuído à Corticeira Amorim, e o de

Enoturismo do Ano recaiu no 1756 Museu & Enoteca Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia, ao passo que o estabelecimento Cinco Estrelas, de Aveiro, recebeu o prémio Loja/Garrafeira do Ano.

A nível gastronómico, o prémio Personalidade do Ano na Gastronomia foi para Paulo Amado, diretor das Edições do Gosto e da Inter Magazine, publicação dedicada à gastronomia, que organiza o concurso Chef Cozinheiro do Ano.

O Alma, de Lisboa, com duas estrelas Michelin, do chefe Henrique Sá Pessoa, é o Restaurante Gastronómico do Ano, o Terroso, de Cascais, o Restaurante Com Melhor Serviço de Vinhos do Ano e o produtor de peixe e marisco Nutrifresco, de Albufeira, o Produtor Artesanal do Ano.

Santarém recebeu o galardão de Destino Gastronómico do Ano e o jornalista gastronómico J. A. Dias Lopes é a Personalidade do Ano no Brasil.