Madeira

Associação do Caminho Real da Madeira traça plano de actividades para 2019

Fotos DR Ver Galeria
Fotos DR

A Associação do Caminho Real da Madeira aprovou, em Assembleia Geral, decorrida na Casa da Cultura de Santa Cruz, o plano de actividades e o orçamento para o ano de 2019, bem como a prestação de contas de 2018.

As três dezenas de sócios presentes aprovaram por unanimidade todos os pontos da agenda, incluindo o plano de actividades pretende continuar o trabalho com vista à promoção dos Caminho Reais como ponto-chave para a Madeira enquanto ‘Smart Destination’ (Destino Inteligente) em Turismo.

Um objectivo que será atingido através de uma plataforma própria, com parceiros que operem em sintonia com o conceito de Smart Tourism e de informação digital sobre os Caminhos Reais.

Nesta plataforma, será possível aceder a informações diversas, como rotas centenárias existentes na ilha da Madeira, património histórico, etnográfico, cultural, arquitetónico e natural existente nessas rotas, serviços e facilidades existentes ao longo das rotas centenárias, bem como as precauções a tomar.

A ideia passa por poder alcançar a classificação do Caminho Real da Madeira como património de Interesse Público, manter diligências junto das autarquias sobre a importância da classificação do Caminho Real como Sítio de Interesse Municipal, divulgar a Credencial e o Passaporte do Caminho Real, promover a II Conferência do Caminho Real da Madeira, continuar a preparação de candidatura do Caminho Real 23 a Grande Rota e consolidar a rede de parceiros do Caminho Real.

Como objectivos há ainda os protocolos com entidades turísticas e comerciais, a organização de 4 eventos culturais (música/dança/teatro/outros) em percursos dos Caminhos Reais da Madeira, bem como a organização da III Volta à Madeira pelo Caminho Real 23.

Tudo isto para conferir notoriedade ao Caminho Real da Madeira através de convites a personalidades nacionais ou estrangeiras dando a conhecer as suas maravilhas.

O segundo aniversário da Associação do Caminho Real da Madeira foi igualmente discutido em Assembleia Geral, tendo Miguel Silva Gouveia aproveitado a ocasião para divulgar a próxima actividade marcada para o dia 17 de Fevereiro, nomeadamente, uma caminhada pela freguesia do Caniço, almoço e um concerto no Fortim do Porto Novo.

Visita guiada ao património cultural de Santa Cruz

Após a Assembleia Geral, o historiador Emanuel Gaspar conduziu os associados numa visita ao principal património histórico e cultural de Santa Cruz, passando pela Quinta do Revoredo, Capela de Santo Amaro e Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz.