Desporto

Aniversariante Fernando Santos diz que Ronaldo é “de outra galáxia”

Na antevisão do jogo com o Luxemburgo, o seleccionador desvalorizou a ausência de William e voltou a elogiar o adversário

O seleccionador nacional cumpre hoje 65 anos. FOTO Global Imagens
O seleccionador nacional cumpre hoje 65 anos. FOTO Global Imagens

No final da conferência da imprensa de antevisão do encontro de Portugal com o Luxemburgo, Fernando Santos, que cumpre hoje 65 anos de idade, foi questionado pelos jornalistas sobre a importância de Cristiano Ronaldo e se classificava o avançado como o melhor jogador português de todos os tempos.

“Os tempos são diferentes, por isso vou fugir um pouco à pergunta. Mas, vou contar uma história. Ontem [quarta-feira] esteve cá um amigo meu e pediu um autógrafo ao Cristiano. Perguntou-lhe de onde é que ele era. O Cristiano respondeu que era da ilha da Madeira. O meu amigo depois disse-lhe que não, que ele era de outra galáxia. E, é mesmo isso. É de outra galáxia”, sublinhou o seleccionador nacional.

Fernando Santos desvalorizou ainda a ausência de William Carvalho e voltou a apontar o Luxemburgo como um adversário que poderá “dificultar muito” a tarefa da selecção portuguesa de futebol no apuramento para o Euro2020.

“Portugal é melhor. Seria anormal se Portugal não fosse melhor. Tenho a certeza disso, desde que cumpra todos os critérios importantes durante o jogo. Se não o fizer, então vai ser muito difícil e o Luxemburgo pode dificultar muito a nossa tarefa”, afirmou .

“No jogo em casa com a Ucrânia, o Luxemburgo perdeu por 2-1 com um auto golo no fim. Podia ter ganhado com facilidade e foi um resultado injusto. Isso mostra o valor dessa equipa. Os jogadores visionaram o jogo fora com a Ucrânia, que perderam por 1-0, em que tiveram um golo anulado, com muitas dúvidas”, lembrou o técnico português.

Fernando Santos acrescentou ainda que o Luxemburgo é uma equipa que “defende bem, organizada e que gosta de ter bola”, mostrando que “não tem receio” de defrontar qualquer selecção.

“O Luxemburgo cria oportunidades de golo com facilidade. Portugal tem que mandar no jogo, tem que ter bola e, quando o faz, tudo fica mais fácil. Fizemos isso na Sérvia (4-2). Na primeira parte com a Lituânia não o fizemos e logo as coisas ficaram mais difíceis”, recordou Fernando Santos.

O seleccionador nacional desvalorizou a ausência de William Carvalho, jogador que está lesionado e que é totalista na campanha do apuramento para o Euro2020, lembrando que Portugal “tem várias soluções” para o seu lugar no meio campo.

“Tenho confiança em todos os jogadores que aqui estão. Por isso é que estão convocados. Vão dar uma resposta à altura. Falar daquele que não está, isso é que não vai dar a vitória com o Luxemburgo. William está ausente e o assunto fica por aí”, frisou.

Os campeões europeus recebem o Luxemburgo, num jogo com início marcado para as 19h45, e deslocam-se a Kiev na segunda-feira, para defrontar a Ucrânia, que lidera o Grupo B.

Em caso de vitória nos dois jogos, e se a Sérvia não vencer na Lituânia, também no dia 14, Portugal garante logo um lugar na fase final do próximo Europeu e mantém-se na luta pelo primeiro lugar do grupo com os ucranianos.

A Ucrânia lidera o Grupo B com 13 pontos, seguido de Portugal, que tem oito, mas menos um jogo. A Sérvia é terceira, com sete, à frente do Luxemburgo, que tem quatro, e da Lituânia, com um.

O Portugal-Luxemburgo vai ter arbitragem do polaco Daniel Stefanski.