Madeira.Best vai qualificar Turismo

O projecto Madeira.Best vai ser paresentado esta sexta-feira na Gare Marítima do Porto do Funchal pelas 17h. Assume-se como uma plataforma de logística digital, destinada à promoção e venda de actividades turísticas na ilha da Madeira e é um iniciativa de privados, que depois de semanas de mediatização vão apresentar todos os contornos do projecto, que pretende envolver operadores de actividades turísticas, os grupos hoteleiros, os intermediários comerciais e os promotores.
Os autores do projecto - Pedro Alexandre Silva e Gonçalo Câmara - entendem que o mesmo dá resposta às necessidades do mercado e à natureza do turista típico que visita a Região. Isto porque “a mobilidade, facilidade de acesso e mecanismos de venda online e reserva de última geração permitem reduzir uma barreira de entrada como também criar um hábito gradual de consumo”, sublinham.
O Madeira.Best vai estar disponível online a partir do seu site e contará igualmente com uma aplicação móvel, susceptível de ser usada tanto pelo turista, como por qualquer promotor auxiliar da venda. Conta igualmente com presença forte nas redes sociais e recorre a uma solução de gestão e apoio aos seus clientes através das próprias redes sociais, com recurso ao SRM (Social Relationship Marketing).
O Madeira.Best recorre a metodologias que visam “qualificar o Turismo na Região , tornando a excelência e a qualidade da oferta mais próxima dos turistas que nos visitam”. Neste sentido, estão contempladas parcerias com o CIIMAR, associação que desenvolve actividades de investigação científica no âmbito das Ciências do Mar e Atmosfera, no sentido de garantir fidedignidade da informação agregada na plataforma, nomeadamente no que diz respeito à meteorologia, para que os utilizadores possam ter em tempo real todo os elementos antes da decisão e da escolha das experiências a viver na RAM. Está ainda prevista uma parceria com o MITI, para o estudo e desenvolvimento de outras funcionalidades da plataforma, nomeadamente através da efectivação de programas de estágios específicos para a área do multimédia, e da logística digital, bem como permitir que os investigadores digitais possam desenvolver a partir da plataforma actual outras funcionalidades, observando as tendências do turismo e as experiências vividas.
O projecto de natureza privada foi submetido ao sistema de incentivos ‘Empreendinov 2’, tendo merecido a devida apreciação e aprovação, “na perspectiva de que o mesmo se traduz numa mais valia para este mercado, procurando nessa perspectiva atalhar distância na cadeia de valor, por forma a que as actividades promotoras de experiências possam beneficiar da credibilização, promoção e optimização conseguida por esta plataforma bem como permitir aos hoteleiros, dotar os seus front offices, de capacidade de comercialização deste tipo de serviços, em linha com o rigor que a actividade económica deve registar”.
A plataforma está ainda orientada para parceiros, permitindo que diferentes entidades possam ajudar na sua promoção, como vendedores ou promotores.