euroAtlantic integra 'ponte aérea' na peregrinação anual a Meca

A companhia portuguesa euroAtlantic airways (EAA) tem estacionados em Jeddah ou Jidá, na costa do Mar Vermelho, duas aeronaves B767-300ER e oitenta e oito membros dos seus quadros, entre Coordenadores de Operação, Tripulações, Técnicos de Engenharia e Manutenção, prontos a lançar uma operação com características de ‘ponte aérea’ que resulta da peregrinação anual a Meca.
O Presidente do Conselho de Administração/CEO da EAA, Tomaz Metello, anunciou que esta operação resulta do contrato celebrado com a sua homologa NAS AIR – National Air Services (NAS), a maior companhia charter saudita e terá uma duração de três meses.
A EAA “vai operar destinos no Paquistão, Nigéria, Camarões, Chade, Bukina Faso, Tajiquistão, com todas as garantias de segurança para activos e recursos humanos”, revela a companhia. “Desde Junho que a EAA tem vindo a preparar a operação com a NAS, tendo recebido do seu parceiro, como das autoridades e entidades da Arábia Saudita, total colaboração para a execução deste contrato de exportação de serviços que leva a imagem de marca de Portugal a um dos mais apetecíveis mercados”, assegura Tomaz Metello.
A entrada das companhias aéreas portuguesas no Hajj, para onde a EAA vem exportando serviços há mais de uma década, ocorreu pela primeira vez há 38 anos. Em 1976, o fundador e actual Presidente do Conselho de Administração/CEO da EAA, Tomáz Metello, exercia em França e Benelux, funções de Director Comercial da TAP Air Portugal. A transportadora de bandeira nacional tornava-se na altura membro de um clube de grandes companhias aéreas com acesso a um mercado altamente competitivo.
O Terminal Aéreo do Hajj, está localizado no Aeroporto Internacional de Rei Abdulaziz em Jeddah, existindo uma rede de Metro (18 Km) que facilita o transporte dos peregrinos.