Turismo

Hotéis portugueses 12% mais caros em Maio

Os hotéis portugueses registam, em Maio, um crescimento positivo nos preços de 8% em relação ao período homólogo e de 12% face a Abril.

Na Europa a 28 só  Grécia e Malta (+14%) conhecem um aumento de preços maior que o português em relação a Maio de 2013. Lisboa (+34% face ao período homólogo), que recebe este mês a final da  Liga dos Campeões Europeus é a grande responsável por esta subida.

O trivago, que acaba de publicar a mais recente edição do trivago Hotel Price Index, refere que entre os principais destinos europeus, nenhuma cidade chegou perto do grande aumento de preços registado na capital portuguesa em relação ao ano passado. Sevilha (+28%) e Atenas (+26%) sãos os destinos que mais se aproximam. Na comparação com o mês passado, no entanto, há duas cidades europeias onde se verificam inflações ainda mais impressionantes que em Lisboa (+35%): Copenhaga (+43%), que recebeu este mês o Festival Eurovisão da Canção e Cannes (+42%), onde decorre actualmente o famoso festival de cinema homónimo.

Mas Lisboa não é a única cidade portuguesa com um grande aumento de preços em relação ao ano passado, já que Albufeira (+36%) conhece este mês um crescimento em relação ao período homólogo que ultrapassa, inclusive, o aumento lisboeta, mas com um impacto

menor nos preços nacionais por dispor de muito menos unidades hoteleiras. No Estoril (+24%) o aumento também é bastante significativo, com a proximidade do palco da final da Champions a não ser alheia a esta inflação.

Entre as principais quebras face a 2013 encontram-se Bragança (-23%), Guimarães (-12%) e Covilhã (-11%).

A nível europeu, destaque para as quebras acentuadas de preços na Turquia (-28%), Rússia (-23%), República Checa (-14%) e Suécia (-14%) em relação ao período homólogo. Em sentido inverso encontram-se Grécia (+14%), Malta (+14%), Portugal (+8%) e Alemanha (+7%). Já no que diz respeito às variações face a Abril de 2014, nenhum país regista uma inflação tão acentuada como a Dinamarca (+29%), seguida por Hungria (+19%) e Irlanda (+18%).