Turismo

Turismo e Agência para Qualificação assinam protocolo para renovar formação

A Confederação do Turismo Português (CTP) e  a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) assinaram  hoje um protocolo com vista a renovar a oferta de formação no setor.

De acordo com o discurso do presidente da CTP, Francisco Calheiros,  "o objetivo geral da colaboração acordada neste protocolo, contempla o apoio  da CTP na dinamização do Conselho Setorial para a Qualificação do Turismo,  e na elaboração de referenciais de qualificação que permitam atualizar e  renovar o mapa da oferta de formação profissional para o turismo".

A colaboração entre as duas instituições pretende dar sequência ao estudo  "Melhores Competências! Melhor Turismo", apresentado em abril, no qual se  constatava "a imprescindibilidade de assegurar uma estratégia integrada  de formação dirigida à formação de novos quadros mas, também, de qualificação  dos ativos do setor".

"Este âmbito de intervenção situa, desde logo, dois valores que são  caros à atuação da CTP: o da continuidade da aposta em qualificar a atuação  das políticas públicas para o setor do turismo e o da ação em parceria,  também com a administração pública, com vista a maximizar recursos e construir  soluções conjuntas", refere o texto do discurso do presidente da confederação.

De acordo com o texto do protocolo, a ANQEP deve "prestar todo o apoio  técnico, metodológico e documental necessário ao bom desenvolvimento das  atividades a realizar pela CTP, nomeadamente à elaboração dos referenciais  para as qualificações do sector do turismo".

Por seu lado, a CTP deve "definir uma metodologia de trabalho que suporte  o desenvolvimento dos referenciais de competências, para o sector do turismo,  através da análise dos documentos já produzidos neste âmbito e da realização  de reuniões de trabalho com os técnicos da ANQEP e outros peritos".

Francisco Calheiros espera que no próximo ano letivo seja possível organizar  "novos cursos de formação profissional tendo por base os referenciais que  vão ser agora desenvolvidos".