Turismo

TAP cresce quase 5% no primeiro semestre

A TAP transportou um total de 4.930.746 passageiros no primeiro semestre de 2013, o que representa um crescimento de 224 mil, ou seja, 4,8%, relativamente ao período homólogo do ano passado. A companhia nacional confirmou a tendência dos últimos anos ao contribuir, de forma decisiva, para o crescimento do tráfego nos aeroportos nacionais que foi neste período de 3,8%.

Este bom desempenho da companhia aérea portuguesa permitiu melhorar o load factor (taxa de ocupação) dos voos em 2,9 por cento, colocando este indicador em 76,9 por cento no acumulado do primeiro semestre.

O mês de Junho com uma melhoria de 7,1 por cento bateu todos os recordes da história da TAP. A Europa que representa 62 por cento do total do tráfego da companhia cresceu em Junho 8,5, atingindo 7,6 no acumulado.

Destaque ainda para as rotas africanas que, no mesmo mês, tiveram um forte aumento de 13,8 por cento no número de passageiros transportados, elevando o crescimento no acumulado do semestre para os 6,1 por cento

Merece ainda destaque em Junho o aumento de 5,3% do número de passageiros transportados nas ligações às regiões autónomas da Madeira (ver destaque)  e dos Açores, que permitem antecipar uma recuperação no segundo semestre de uma evolução negativa de 1,7% no acumulado dos primeiros seis meses de 2013. A este crescimento não é alheio o trabalho de promoção, tanto no mercado nacional como internacional, que a companhia vem desenvolvendo.