5 Sentidos

‘Viagens pelo Mundo’ foi tema de tertúlia organizada pela Câmara do Funchal

None

O 4.º momento da iniciativa ‘Espaço Comercial e Literário’ organizada pela Câmara Municipal do Funchal (CMF) para dinamizar os espaços comerciais da Baixa da cidade, realizou-se ontem à tarde, no Museu Café, sob o tema ‘Viagens pelo Mundo’.

A ideia foi, segundo o vice-presidente da autarquia, reflectir e partilhar experiências, para atrair novos públicos e dinamizar a economia local.

Miguel Silva Gouveia enalteceu o “painel de luxo” que partilhou experiências vastas na arte de viajar, e considerou-o “um momento privilegiado para refletirmos sobre o que representa ir ao encontro de culturas e realidades diferentes da nossa, mas com as quais temos sempre algo a aprender.”

O autarca relembrou, ainda, que a iniciativa municipal surgiu no Verão passado, para descentralizar práticas culturais na cidade, impulsionando o comércio local, e dando a oportunidade de os espaços divulgarem a sua oferta. “O Funchal volta, desta forma, a comprovar que existe espaço para inovar e crescer, apostando em projectos irreverentes como este, dando voz ao conhecimento e à experiência e privilegiando os valores locais”, salientou.

Do painel fizeram parte António Cruz, que colecciona mais de 30 livros escritos, Sofia Vasconcelos, escritora, freelancer e blogger, e Rui Marote, fotojornalista com um grande legado no meio audiovisual regional que partilharam o entusiasmo e a longa experiência enquanto viajantes.

A moderação esteve a cargo de Cláudia Faria, mestre em Cultura e Literaturas Anglo-americanas, com o serão a ser concluído através da actuação do duo Big Double Blues.