5 Sentidos

Projecto Translocal. Culturas Contemporâneas Locais Urbanas lança revista

None

A Câmara Municipal do Funchal (CMF), em parceria com o Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira, apresentam na próxima terça-feira, 29 de Janeiro, às 18 horas, no Teatro Baltazar Dias, o primeiro exemplar da revista associada ao projecto TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, referente ao ano de 2018 e subordinado ao tema ‘(Trans)Localidade e Culturas Urbanas’.

Editada em parceria pela Câmara Municipal do Funchal e pelo Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira, esta edição da TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas reúne um vasto e diversificado conjunto de trabalhos, ora em registo mais académico, ora em registo mais livre e criativo.

A apresentação breve da edição 1 da revista TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, será conduzida por Ana Salgueiro e Duarte Santo, coautores do projecto e coordenadores desta primeira edição anual. Seguir-se-á mais uma Conversa TRANSLOCAL (etiqueta utilizada pelo projecto para classificar um conjunto de conversas/debates que o projecto tem vindo a promover na Madeira desde 2017, desta vez subordinada a dois temas, nomeadamente a relevância de uma revista de divulgação académica e de crítica cultural na Madeira; e a pertinência do debate em torno de fenómenos de translocalidade na reflexão crítica sobre o que é hoje uma cidade e sobre o que é o contemporâneo.

Confirmada nesta conversa, está já a participação de Celina Pereira (actriz e autora de programas culturais de rádio), Luís Timóteo Ferreira (investigador do CEIS20, da Universidade de Coimbra e autor participante neste n.º 1), Paulo Miguel Rodrigues (historiador e professor universitário que integra a Comissão de Leitura da Translocal) e Teresa Jardim (autora literária e artista visual, a residir e trabalhar na Madeira).

O n.º 1 anual agora editado em formato impresso, que estará disponível para venda nesta sessão de lançamento (12€), vem assim juntar-se aos 3 outros números que, desde setembro de 2017, o projecto publica online no seu website, dois deles com temáticas específicas: ‘Lugar Lugares Herberto Helder’ (n.º2) e ‘Espaços Performativos’ (n.º3).

A consulta dos números editados online é gratuita, podendo estes ser acedidos através do link http://translocal.cm-funchal.pt/, onde também se encontram disponíveis, com acesso livre, o índice e o editorial do n.º 1 anual, agora apresentado.

A fotografia de capa, assinada pelo fotógrafo madeirense Tiago Casanova, onde a imagem do limite da costa abre para o azul profundo de um mar em agitação, convida-nos a entrar na revista e na reflexão sobre questões relacionadas com os fenómenos de translocalidade e as questões/desafios que hoje se colocam às culturas urbanas e locais.

Por um lado, esta nova edição da revista leva-nos a rever/redescobrir o Funchal de hoje e do passado, destacando-se aí, para além de outros contributos em registo mais académico, por exemplo, o ensaio visual assinado por Álvaro Domingues, Duarte Belo e José Tolentino Mendonça, ou o dossier temático ‘Olhares Cruzados’ dedicado à obra do arquitecto Rui Goes Ferreira.

Por outro lado, ora em português, ora em inglês, outros trabalhos analisam casos de estudos, discutem propostas teóricas, conceitos e reflexões críticas sobre fenómenos e sistemas ecossocioculturais urbanos contemporâneos, tão distantes ou tão próximos como as favelas do Rio de Janeiro, Atenas no período da recente crise económico-financeira, as atuais cidades indianas ou Demerara que, no século XIX, constituiu um importante destino da emigração madeirense.