5 Sentidos

Diogo Goes inicia ano com visitas guiadas, conferência e exposição

None

Inaugura, no próximo dia 13 de Janeiro, pelas 12 horas, no Museu Caves de Santa Marta, em Penaguião, uma nova exposição colectiva nacional ‘Terras de Penaguião’ em que o artista plástico madeirense Diogo Goes participa. Nesta exposição, com a curadoria de António Franchini, além de Diogo Goes serão apresentadas obras de Agostinho Santos, Ana Monteiro, António Franchini, António Pizarro, Domingos Loureiro, Filipe Rodrigues, Graça Morais, José Rodrigues, e Roberto Chichorro.

Já no próximo dia 18 de Janeiro, pelas 15 horas, Diogo Goes irá orientar a visita guiada ao Museu Henrique Francisco Franco, com entrada livre. Esta é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal do Funchal, inserindo-se no âmbito da Programação dos Serviços Educativos 2018/2019 da Divisão de Turismo e Cultura e será dedicada à especificidade da pintura de Henrique Franco. Esta iniciativa dirigida a alunos da Escola da APEL e do ISAL, está aberta também ao público em geral.

Diogo Goes será também um dos oradores convidados para a 3.ª conferência das Jornadas do Turismo, uma iniciativa conjunta da Associação dos Antigos Alunos da Escola da APEL com a Escola Profissional do Atlântico, As Jornadas terão início no próximo dia 24 deste mês, sendo que a terceira conferência do ciclo realizar-se-á no dia 7 de Fevereiro, das 10 às 12 horas.

Diogo Goes irá abordar a importância do marketing no turismo cultural e relacionar com sua experiência na organização de eventos. Estas jornadas envolverão a participação de várias centenas de alunos das áreas do Turismo, da Escola Profissional do Atlântico, da Escola Secundária Ângelo Augusto da Silva e do Instituto Superior de Administração e Línguas da Madeira.

A decorrer está também 2.ª edição da ‘Semana da História da Arte do ISAL’ que teve início no passado dia 8 de Janeiro, com o acompanhamento de Diogo Goes, junto dos vários serviços educativos dos Museus parceiros. Após o sucesso da primeira edição, no ano transacto, que envolveu a programação de duas visitas orientadas, ao Museu Henrique e Francisco Franco e à galeria Porta 33, desta vez a iniciativa procurando diversificar os espaços museológicos visitados, contemplando quatro visitas orientadas à Casa-Museu Frederico de Freitas, ao Museu Quinta das Cruzes, e ao Museu de Arte Sacra. O principal objectivo desta iniciativa é a aproximação dos estudantes e da comunidade académica à realidade da arte, a elaboração de artigos científicos sobre as colecções e a implementação de um roteiro cultural.

Em breve, o artista irá revelar novos projectos e exposições no norte do país e na Região.