DNOTICIAS.PT
País

Primeira colocação 'online' de médicos na especialidade teve de ser repetida

None

A colocação dos primeiros médicos que concorreram ao internato teve hoje de ser repetida, mas os candidatos ficaram colocados de acordo com a sua posição na lista de ordenação, anunciou a Administração Central do Sistema de Saúde.

"O algoritmo de colocação relativo ao lote 1 foi executado hoje, pela primeira vez, às 10:00, havendo necessidade de repetir o procedimento, o que aconteceu às 11:48", reconheceu a entidade que gere o concurso para o ingresso dos novos médicos na formação especializada e que decorre este ano, pela primeira vez, de forma digital.

O processo de colocação dos candidatos às vagas disponíveis para as especialidades médicas arrancou hoje, com a realização do primeiro dos 17 lotes de candidatos que terão de submeter as suas escolhas na plataforma ao longo dos próximos dias.

"A possibilidade de repetir o procedimento esteve sempre prevista e não implica, e nem implicou, qualquer alteração às preferências submetidas pelos candidatos dentro do prazo estabelecido", assegurou a a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Segundo a ACSS, foi utilizada a informação previamente registada na plataforma no momento do encerramento do respetivo lote e "todos os candidatos ficaram colocados de acordo com a sua posição na lista de ordenação e foram respeitadas as escolhas por eles previamente manifestadas".

Para salvaguardar a regularidade do procedimento, a igualdade de tratamento dos candidatos e do acesso, a ACSS determinou um "ajustamento circunstancial" às datas dos lotes 2, 3 e 4, mantendo-se partir do lote 5 o calendário previamente previsto.

Os novos médicos estão a escolher este ano a sua formação especializada de forma 'online', através de uma plataforma eletrónica que substitui a presença física dos candidatos, num processo que a ACSS comparou ao utilizado nas candidaturas ao ensino superior.

Até agora, os médicos que se candidatavam ao internato tinham de comparecer num determinado dia e hora nos únicos locais de escolha de vagas disponíveis em Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal e Ponta Delgada, mas este ano, com o novo modelo, passam a poder candidatar-se de forma digital.

Neste primeiro lote foram colocados 161 médicos, dos quais 17 em vagas cativas, ao abrigo do protocolo celebrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Defesa Nacional.

Do total de 2.338 lugares para a formação especializada, sobram para os 16 restantes lotes 2.177 vagas.

Na quarta-feira, a Associação Nacional dos Estudantes de Medicina (ANEM) alertou para falhas na plataforma de escolha de vagas do internato médico, após candidatos relatarem acesso antecipado a informações que, segundo a ACSS, resultaram de uma simulação técnica.

A Ordem dos Médicos tem pedido o adiamento do novo modelo de escolha de vagas para o internato médico, alertando que a nova plataforma informática nunca foi testada em condições reais, com os candidatos e sob carga.

Em setembro, a ACSS referiu que estavam previstas medidas de contingência para responder a ocorrências que possam comprometer as colocações, com o sistema a registar cada colocação, a atualizar o estado da candidatura e o número de vagas disponíveis e a manter um histórico do processamento.