DNOTICIAS.PT
Eleições Autárquicas Madeira

'Verde' Marco Fernandes é o cabeça-de-lista da CDU em Câmara de Lobos

Lista da Assembleia Municipal é liderada por Isabel Silva

None

O centro da freguesia do Curral das Freiras foi o local escolhido pela CDU para apresentar, na manhã deste domingo, os candidatos aos órgãos autárquicos do concelho de Câmara de Lobos.

Marco Fernandes, dirigente do Partido Ecologista os Verdes (PEV) e natural do concelho é o cabeça-de-lista à Câmara Municipal de Câmara de Lobos. O candidato foi eleito deputado municipal nas listas do PAN e encabeça, agora, esta candidatura da coligação CDU como independente.

Já a lista da Assembleia Municipal é liderada por Isabel Silva, natural da freguesia do Curral das Freiras e militante do PCP.

"Estes são os rostos que lideram a candidatura de Câmara de Lobos, mulheres e homens ligados à realidade de quem aqui vive e verdadeiros conhecedores dos problemas que afectam quem vive neste concelho marcado pelas assimetrias sociais", refere o partido em comunicado de imprensa.

Durante a apresentação, os candidatos da CDU reafirmam junto das populações o seu "compromisso de defender as suas reivindicações, para que o desenvolvimento ambiental, social e territorial seja uma realidade para todos e não apenas para alguns". 

Neste concelho estão também anunciadas as candidaturas de Celso Bettencourt (PSD), Miguel Ganança (JPP), Hugo Nunes (Chega), Lídio Aguiar (CDS-PP) e Humberto Faria (IL).

O município de Câmara de Lobos foi sempre governado pelo PSD e tem uma vereação composta por seis elementos eleitos pelo Partido Social-Democrata e um pelo Partido Socialista.

Abrangendo uma área estimada em mais de 52 quilómetros quadrados, este concelho é distribuído pelas freguesias de Câmara de Lobos, Estreito de Câmara de Lobos, Curral das Freiras, Jardim da Serra e Quinta Grande, tendo uma população superior a 33.200 pessoas, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística relativos a 2024.

Nas últimas autárquicas, em 26 de Setembro de 2021, a coligação PSD/CDS-PP venceu em três dos 11 concelhos da Madeira: Funchal, São Vicente e Porto Santo.

O PSD, isolado, venceu em Câmara de Lobos e Calheta, enquanto o CDS-PP ganhou em Santana.

O PS conquistou a maioria Porto Moniz, Machico e Ponta do Sol, enquanto o JPP manteve a presidência em Santa Cruz.

Na Ribeira Brava, venceu o movimento Ribeira Brava Primeiro, com uma lista que recebeu o apoio de sociais-democratas e centristas.