DNOTICIAS.PT
Madeira

Porto Santo recolheu quase 89 toneladas de resíduos

Megacampanha de limpeza decorreu durante 3 dias desta semana

Fotos DR/CMPS
Fotos DR/CMPS

Decorreu entre os dias 28 e 30 de Julho a "2.ª edição da megacampanha de limpeza 'Porto Santo + Limpo', promovida pelo Município do Porto Santo e pela ARM" e que "resultou na remoção de 88,6 toneladas de resíduos em vários pontos da ilha", informa hoje uma nota da autarquia.

"A iniciativa, promovida no âmbito do Dia Mundial da Conservação da Natureza, mobilizou diversas entidades públicas e privadas num esforço conjunto em prol do ambiente", elogia. "A operação foi coordenada por três entidades, a Câmara Municipal do Porto Santo, a ARM e o Gabinete da Administração Pública Regional no Porto Santo que lideraram os trabalhos no terreno, com o apoio de várias entidades colaboradoras: AM3, Exército, IFCN (Corpo de Polícia Florestal e Vigilantes da Natureza), GNR, Capitania e um conjunto de empresas privadas (Linvimox, Paulo Melim Unipessoal, Paulo Coelho, Alçado Direito e Farrobo). Estas entidades disponibilizaram meios humanos, viaturas e maquinaria pesada para assegurar a recolha e transporte dos resíduos por toda a ilha", enumera.

Refere ainda que "o evento contou ainda com o apoio da empresa Lidosol – Porto Santo Praia Dourada, que ofereceu o almoço aos participantes, e da Empresa de Cervejas da Madeira, que forneceu as bebidas".

Salienta ainda que "as ações de limpeza abrangeram zonas junto a ecopontos, terrenos públicos e até um espaço privado onde se acumulavam grandes quantidades de sucata. No primeiro dia, decorreu também uma limpeza costeira no Penedo do Sono, aberta à participação da comunidade, que contou com cerca de 15 voluntários e permitiu recolher 56,4 kg de lixo marinho", como se vê no vídeo partilhado nas redes sociais.

"Apesar do sucesso da operação e da forte adesão dos voluntários, o Município lamenta que algumas pessoas tenham voltado a ser alvo de deposição ilegal de resíduos poucas horas após a limpeza, alertando para a necessidade de reforçar a sensibilização ambiental e aplicar coimas aos infratores", denuncia a autarquia, que relembra que a ilha do Porto Santo é "reconhecida como Reserva da Biosfera pela UNESCO desde 2020" e que, "com esta campanha, reforça o compromisso com a sustentabilidade e a proteção ambiental. A organização agradeceu o empenho de todos os participantes, sublinhando que a mudança começa com pequenos gestos e o envolvimento de toda a comunidade", termina.