DNOTICIAS.PT
Fact Check Madeira

Dois navios de perfuração passam pela Madeira. Será que procuram petróleo?

None

O porto do Funchal registou esta manhã a visita do navio de perfuração em águas profundas ‘Pacific Meltem’, que permaneceu ao largo durante poucas horas. Já há uma semana, outro navio do mesmo tipo e da mesma companhia, o ‘Pacific Scirocco’, passou pelo Funchal. A presença destas embarcações chamou à atenção do público, devido às suas características pouco comuns, uma vez que possuem uma torre de grandes dimensões no centro da sua estrutura e uma plataforma para receber helicópteros na proa. As notícias destas duas escalas motivaram comentários nas redes sociais. Várias pessoas especularam que estas visitas quase seguidas devem-se ao facto de estarem “à procura de petróleo”. Será isso possível?

O ‘Pacific Meltem’ e o ‘Pacific Scirocco’ são propriedade do grupo britânico Noble Corporation, uma das maiores empresas mundiais de perfuração submarina, que normalmente é contratada por grupos petrolíferos (ExxonMobil, Shell, Equinor ou Saudi Aramco) para operações de exploração de gás e petróleo em grandes profundidades marítimas.

O ‘Pacific Meltem’ e o ‘Pacific Scirocco’ foram construídos, respectivamente, em 2011 e 2014. São considerados relativamente recentes. Dispõem de torres que permitem montar, subir e baixar as colunas de perfuração (tubos longos e pesados) directamente para o fundo oceânico, podendo atingir profundidades de até cerca de 12.000 pés (cerca de 3.650 metros de profundidade e poços com profundidade de até 40.000 pés).

Apesar das suas capacidades, desde 2018 que os dois navios estavam parados em Las Palmas, Canárias, sem qualquer utilização, por haver excesso de oferta de unidades navais no sector muito específico em que operam.

A 3 de Fevereiro de 2025, a Noble Corporation anunciou que ia desfazer-se destas duas unidades devido aos altos custos de manutenção e à falta de perspectivas de novos contratos para as mesmas. No comunicado emitido nessa altura, a companhia admitia dois destinos possíveis: desmantelamento das embarcações num estaleiro para sucata; ou reconversão para outro sector de actividade. Ao que tudo indica, foi esta última possibilidade que vingou.

A 1 de Julho de 2025, foi noticiado nas Canárias que o ‘Pacific Meltem’ e o ‘Pacific Scirocco’ estavam em processo de venda para uma companhia que pretendia reconvertê-los em navios lança-cabos submarinos, com base na Croácia. Antes de concluída a transacção, as duas embarcações teriam de ser submetidas a processos de inspecção e revisão, no sentido do cumprimento das exigências técnicas necessárias para navegar e trabalhar em alto mar.

Foi no decurso desse processo de recertificação que o ‘Pacific Scirocco’ deixou Las Palmas a 24 de Junho, rumo ao Funchal, onde esteve no dia 28 de Junho. Logo depois voltou para as Canárias, mas em direcção a Tenerife, onde será submetido a inspecção pela empresa local Hidramar. Entretanto, a 3 de Julho foi a vez do ‘Pacific Meltem’ partir de Las Palmas em direcção ao Funchal. Desde o início da tarde desta terça-feira está a caminho de Tenerife.

Pelas informações disponíveis neste momento, conclui-se que a hipótese destes dois navios virem a ser utilizados em projectos de exploração petrolífera em águas portuguesas ou mesmo noutra parte do Mundo é desprovida de fundamento. Foi anunciado que vão manter-se operacionais mas que serão reconvertidos em unidades lança-cabos para actividade no Mar Adriático.

Os dois navios de perfuração que fizeram escala no Funchal “estão à procura de petróleo” – Comentário no Facebook