57 voos cancelados em apenas um dia é recorde no Aeroporto da Madeira?
O Aeroporto da Madeira voltou ontem a ser palco de um dia marcado pelo caos, com um total de 57 voos cancelados devido às condições meteorológicas adversas, mais concretamente rajadas de vento forte, que frequentemente afectam a operação aeroportuária.
Perante o elevado número de viagens afectadas, esta terça-feira, o que correspondeu a 47,90% das 119 ligações aéreas previstas, um leitor do DIÁRIO questionou se estaríamos perante um recorde de cancelamentos nesta infra-estrutura madeirense.
A dúvida é pertinente, pois trata-se de um número elevado, que afectou milhares de passageiros, que viram os seus planos de viagem comprometidos, quer estivessem a tentar chegar à ilha, quer a sair dela, o que gerou um grande impacto na mobilidade aérea da Região. Mas será, de facto, este número o maior registo diário de sempre?
Na realidade, o número de 57 voos cancelados, apesar de serem expressivos e com forte impacto, não constituem um recorde absoluto no histórico do Aeroporto da Madeira.
Para encontrar um dia com um número ainda mais elevado de cancelamentos, não é necessário recuar muito no tempo. Em pleno Verão do ano passado, mais precisamente a 19 de Agosto de 2024, registaram-se 62 cancelamentos num só dia, num cenário igualmente dominado por ventos fortes que impossibilitaram aterragens e descolagens em segurança.
É de salientar que, nesse dia, as condições meteorológicas adversas afectaram não só a operação aérea como também o combate aos incêndios florestais que, na altura, assolavam vários concelhos da Madeira. Os ventos intensos dificultaram o trabalho dos meios terrestres e a actuação dos meios aéreos, agravando ainda mais a situação de emergência que se vivia na Região.
62 voos foram cancelados no Aeroporto da Madeira este domingo
Estima-se que tenha afectado mais de 10 mil passageiros
Outro episódio relevante remonta a Junho de 2023, aquando da passagem da depressão Óscar pelo arquipélago. Este efeito meteorológico provocou chuva intensa, inundações, deslizamentos de terra e diversos constrangimentos em várias zonas da ilha, impactando também a operação aérea. Durante esse período, o Aeroporto da Madeira esteve severamente condicionado, com mais de 60 voos cancelados num só dia. A instabilidade atmosférica e os ventos cruzados que frequentemente importunam a aproximação à pista contribuíram, uma vez mais, para um cenário de grande perturbação.
'Óscar' cancela mais de 60 voos
O mau tempo no arquipélago da Madeira, sob a influência da depressão Óscar já provocou, hoje, o cancelamento de 59 voos (32 chegadas e 27 partidas).
Ainda assim, importa referir que, embora este não seja um registo inédito no contexto histórico do Aeroporto da Madeira, o número de 57 voos cancelados, esta terça-feira, configura o maior impacto registado em termos de voos afectados durante o ano de 2025. Apesar de a Madeira já ter sido assolada este ano por várias depressões e tempestades que provocaram perturbações na operação aérea, nenhuma dessas ocorrências chegou a provocar um volume tão elevado de cancelamentos num único dia.
Entretanto, com a a melhoria das condições meteorológicas, as operações já se encontram normalizadas, permitindo assim o regresso gradual dos voos programados e a recuperação da normalidade no Aeroporto da Madeira. Embora as consequências do vento forte ainda possam ser sentidas em alguns casos pontuais, os passageiros já não enfrentam os atrasos e os cancelamentos que marcaram o dia anterior.
Operações normalizadas no Aeroporto da Madeira
Depois de dois dias marcados por fortes condicionamentos no tráfego aéreo, a operação no Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo ficou normalizada esta quarta-feira.
Por fim, é importante lembrar que, em situações de cancelamentos e atrasos significativos como os registados, os passageiros têm direitos assegurados pela legislação europeia. Entre eles, está o direito a assistência adequada, que inclui refeições, comunicações e, se necessário, alojamento. Além disso, dependendo da situação e da antecedência do aviso, os viajantes podem ter direito a reembolso do bilhete ou a transporte alternativo até ao destino final.
Que direitos temos enquanto passageiros aéreos?
Companhias aéreas não devem indemnizações por voos cancelados por mau tempo
Saiba os seus direitos quando tiver um voo cancelado
No seguimento dos constrangimentos verificados no Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo, devido ao cancelamento de voos, a Direcção Regional de Cidadania e Assuntos Sociais tem vindo a alertar a administração do aeroporto, assim como as transportadoras aéreas para o cumprimento do Regulamento (CE) 261/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, que assegura os direitos dos passageiros dos transportes aéreos na União Europeia.