O PS não pode continuar a desiludir!

A instabilidade tornou-se a marca dos nossos tempos. Vários problemas complexos, compõem um retrato de um mundo em permanente estado de alerta: conflitos armados, crises políticas, mudanças climáticas e choques económicos.

A guerra voltou a ganhar protagonismo. O novo ciclo de insegurança na Europa pelo arrastar da guerra na Ucrânia, e a escalada interminável da violência no Médio Oriente, entre Israel e os palestinianos, prolonga-se sem perspectiva de resolução.

Outra ameaça, é a dos regimes autoritários e os partidos de extrema - direita, que ganham força em muitas partes do globo, afrontando normas democráticas e limitando liberdades civis. Apoiados pelas redes sociais que amplificam narrativas extremistas, pervertendo o debate público e corroendo os compromissos com a paz, a justiça e a sustentabilidade.

No plano económico, os efeitos são calamitosos. Milhões enfrentam a pobreza.

A crise climática, é um problema latente, que exige respostas imediatas dos governos e da sociedade.

Os portugueses esperam resoluções concretas: melhores salários, um sistema de saúde digno, melhor acesso e melhor educação, habitação mais acessível, menos desigualdade. Há um cansaço colectivo. São necessárias mudanças eficazes - sob pena da extrema-direita continuar a arrastar consigo, os desiludidos, os indiferentes e os que não acreditam nos políticos de sempre.

Esta instabilidade é sentida à nossa porta, com consequências graves a todos os níveis. Será o novo governo capaz de navegar em águas tão turbulentas até bom porto?

Carlos Oliveira