SIGA, Caniço?
Como passageira assídua das carreiras do Caniço, não posso deixar de reportar o que se tem verificado com estas carreiras.
A fusão das companhias, julgo eu, visa melhorar tarifas, melhorar o transporte dos passageiros, com a inclusão de novos autocarros, com vista a substituir alguns deles em fim de vida. As carreiras suburbanas como o Caniço não dispõem de um horário mais reduzido entre viagens, como as carreiras do Funchal e por norma acontecem de hora a hora.
Há 25 anos que utilizo os transportes do Caniço e nunca vi nada assim! Desde autocarros cheios e sem aparecer o “desdobramento” que sempre havia, autocarros que nem aparecem para fazer o horário estipulado e sem termos a quem recorrer se tal acontecer, o que antes tínhamos.
Quem vive no Caniço de Baixo não tem outra alternativa senão esperar cerca de uma hora pelo próximo. Com este passe “livre” já presenciei pessoas que vivem entre Santa Maria Maior e S. Gonçalo, que podem perfeitamente apanhar os autocarros urbanos daquelas zonas, mas não, vão no Caniço de Baixo e depois pelo trajeto já vai cheio e se alguém que vive lá no fim do percurso manda parar, fica em terra, porque já não cabe mais ninguém!
Continuamos a ter autocarros velhos e a cheirar a mofo!. Importa referir que já reclamei por escrito mais de uma vez no portal da “Siga” e nunca me responderam absolutamente nada!
Mas para mim o último grande espetáculo que presenciei e já aconteceu mais de uma vez, foi o motorista não ter bilhetes para cobrar o bilhete pago a bordo!
Ora, a maioria dos bilhetes a bordo são pedidos pelos turistas que têm maior poder de compra que os residentes e têm estas “fezadas”!!! É os locais a pagar passe e esta malta a andar de borla!!
Os motoristas nem têm culpa nenhuma, porque o contacto com as chefias é feito através de email de serviço e nem podem reclamar a pedir outro autocarro quando vão cheios e deixam pessoas pelo caminho.
É assim que pretendem que as pessoas deixem os carros em casa e passem a utilizar os transportes públicos???
Fazendo uma avaliação ao que mudou, sinceramente só posso dizer que mudou para pior!!
Ana Gonçalves