Feira Art MINDS explora como as nacionalidades moldaram a cultura madeirense
A Feira Art MINDS convida o público a explorar como outras nacionalidades moldaram a cultura da Madeira, na quinta-feira, 17 de Abril, às 16h30, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal.
A exposição apresenta o resultado de uma investigação cultural sob a forma de histórias digitais e mostra como elementos tradicionais madeirenses – como a comida, as bebidas, a dança, a música e muitos outros – têm origens noutras partes do mundo antes de chegarem à ilha.
O evento é organizado pela associação My Madeira Island e integra a Bienal de Arte e Design do Funchal.
Artistas e artesãos contemporâneos internacionais como Malcolm Dare (África do Sul), Adonis Galvão (Brasil) e Halyna Stetsenko (Ucrânia) também irão expor os seus trabalhos.
Um convidado especial da exposição é o escultor madeirense Martim Velosa, cujas ligações à Lituânia são menos conhecidas do público. Apresentará a sua nova escultura intitulada Lupe / Loop, que aprofunda a compreensão de como as tecnologias, ao mesmo tempo que nos abrem, também nos limitam.
Haverá também degustações de petiscos internacionais, convidando o público a apreciar a riqueza das várias culturas representadas.
“Esta exposição não é apenas sobre a Madeira. É sobre todos nós – sobre como a humanidade constrói cultura, não ao fechar fronteiras, mas ao atravessá-las”, afirma a equipa coordenadora da My Madeira Island.
O projeto 'Art MINDS: Minority Inclusion via Digital Storytelling' é desenvolvido em parceria com organizações da Áustria e Eslovénia, e é co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.