Bomboteiros no Porto do Funchal seriam colocados em pavilhão há 31 anos
Recorda a edição de 14 de Abril de 1994
A retirada dos bomboteiros do Porto do Funchal, para serem colocados no interior de um pavilhão, foi anunciada há 31 anos. O objectivo era acabar com aquela que era entendida como uma imagem de “terceiro mundo”.
O pavilhão B do Molhe da Pontinha iria acolher os comerciantes, sendo que a fiscalização ao produto seria mais apertada. Nada de vender Galos de Barcelos com o nome ‘Madeira’ inscrito, nem bordado falso.
O pavilhão existente seria remodelado tanto para acolher os bamboteiros, como para servir de recepção para os passageiros de navios de cruzeiro. No fundo, o que se pretendia, era a criação de uma espécie de mini centro comercial, para acolher a venda de produtos regionais.
“A Direcção Regional de Portos suportará os encargos da obra, mas a exploração do espaço vai ser aberta à iniciativa privada, incluindo os conhecidos bamboteiros”, descrevia o DIÁRIO.
Por outro lado, o projecto previa ainda a criação de um museu e ainda de um restaurante no ilhéu da Pontinha. Desse projecto, actualmente, resta o restaurante.