DNOTICIAS.PT
A Guerra Mundo

EUA podem retomar ajuda a Kiev se avançarem negociações de paz

None
Foto EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump, pode restabelecer a ajuda à Ucrânia se as conversações de paz forem retomadas, disse hoje o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Mike Waltz.

Em entrevista à cadeia televisiva Fox News, Waltz deixou em aberto a possibilidade de retomar a ajuda militar, mas sempre sujeita ao progresso nas negociações e à implementação de "medidas de construção de confiança" entre Moscovo e Kiev, embora não tenha especificado quais seriam.

"Acredito que se conseguirmos concluir estas negociações e progredir nas mesmas, e colocar medidas de construção de confiança em cima da mesa, o Presidente analisará cuidadosamente a possibilidade de suspender esta pausa", explicou Waltz.

"Devemos garantir que ambos os lados negoceiam sinceramente, primeiro em direção a uma paz parcial e depois em direção a uma paz permanente", acrescentou o conselheiro da Casa Branca.

Trump suspendeu na segunda-feira a entrega de ajuda militar à Ucrânia, após o confronto verbal com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, na passada sexta-feira, na Sala Oval.

Após vários dias de tensão, Trump adotou um tom mais conciliador num discurso ao Congresso, na noite de terça-feira (madrugada de hoje em Portugal), dizendo ter recebido uma carta de Zelensky na qual o Presidente ucraniano expressava a sua disponibilidade para negociar a paz com a Rússia e assinar um acordo mineiro com os Estados Unidos, o que pode abrir caminho a uma reconciliação entre os dois líderes.