DNOTICIAS.PT
Explicador Madeira

Saiba se está a ser influenciado por informação financeira pouco fiável

None
Foto Shutterstock

“As redes sociais tornaram-se uma fonte comum de informação financeira, mas nem todas as recomendações são credíveis ou ajustadas às nossas necessidades”, avisa a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), sublinhando que “é importante estarmos atentos aos sinais de alerta e reflectirmos antes de seguir conselhos financeiros, especialmente de influencers sem formação adequada”.

Nesta linha e aproveitando que de 17 a 23 de Março se assinalou a semana da formação financeira, a OPP, lançou uma ‘check-list’ [lista de verificação], para ajudar a reconhecer se está a ser influenciado por informação pouco fiável.

De acordo com a ‘check-list’ “Devo confiar em influencers para tomar decisões financeiras?”, alguns dos factores a que deve estar alerta é se o influencer dá poucos ou nenhuns detalhes sobre a sua formação ou certificação na área financeira, se usa linguagem emocional ou promessas como “fica rico rapidamente” ou “não percas esta oportunidade” ou ainda se promove produtos de alto risco, como criptomoedas ou investimentos muito novos e pouco testados.

Deve ainda desconfiar quando o influencer promove exclusivamente estratégias de investimento “alternativas” e rejeita métodos mais tradicionais, como poupanças ou fundos regulados, ou usa mensagens que fazem parecer que, se não estamos a ter sucesso financeiro, a culpa é exclusivamente nossa, porque não estamos a “esforçar-nos” ou a “arriscar o suficiente”.

Mas o melhor mesmo é fazer o teste, proposto pela OPP:

Assim, antes de seguir um/a influencer financeiro ou seguir um dos seus conselhos financeiros, reflicta e responda às perguntas seguintes, assinalando com um “x” sempre que a resposta às afirmações for “sim”.

  1. Já vi este/a influencer associado a polémicas financeiras, como a promoção de produtos fraudulentos ou esquemas que lesaram outras pessoas?
  2. O/A influencer usa mensagens que fazem parecer que, se não estamos a ter sucesso financeiro, a culpa é exclusivamente nossa, porque não estamos a “esforçar-nos” ou a “arriscar o suficiente”?
  3. Usa linguagem emocional ou promessas como “fica rico/a rapidamente” ou “não percas esta oportunidade”?
  4. Quando oiço ou leio este/a influencer, fico tentado/a a usar dinheiro que não posso perder para realizar o investimento que sugere?
  5. Não declara se está a ser pago/a para promover determinado produto financeiro?
  6. Quando oiço ou leio este/a influencer tendo a acreditar nele/a porque tem muitos seguidores/as e/ou porque muitas pessoas colocam nos comentários que aderiram aos produtos que promove?
  7. Promove produtos de alto risco (ex.: criptomoedas ou investimentos muito novos e pouco testados)?
  8. A/o influencer não recomenda que faça pesquisas adicionais além do que diz?
  9. O/A influencer dá poucos ou nenhuns detalhes sobre a sua formação ou certificação na área financeira?
  10. Promove exclusivamente estratégias de investimento “alternativas” e rejeita métodos mais tradicionais, como poupanças ou fundos regulados?

Consoante o número de respostas assinaladas, siga as seguintes recomendações:

0 — 2

Mantenha o pensamento crítico! Explore o perfil do/a influencer e continue a verificar a fiabilidade das suas fontes. Explore outras informações antes de tomar qualquer decisão

3 — 7

Tenha cuidado! Existem vários sinais de alerta. Pode estar a sentir alguma pressão para agir e “aproveitar a oportunidade certa”. Faça primeiro uma pesquisa mais exaustiva e fale com alguém de confiança (por exemplo, um/a profissional de finanças qualificado) antes de agir

8 — 10

Páre! Alerta máximo! Este/a influencer não parece ser confiável! Pode estar a sentir uma combinação intensa de medo de perder uma oportunidade ou até culpa pelo seu suposto insucesso financeiro. Não tome decisões com base nesta pressão manipuladora ou com base em promessas irreais. Procure informação credível e fale com um/a profissional especializado

A Ordem dos Psicólogos Portugueses sublinha que caso se sinta inseguro ou preocupado com as suas finanças, pode sempre procurar um psicólogo para ajudá-lo.