Consulado do Brasil em Lisboa lança serviço de atendimento virtual
O consulado do Brasil em Lisboa lançou, quinta-feira, um serviço de atendimento virtual ('chat bot'), que, através da inteligência artificial, pretende facilitar a vida dos brasileiros disponibilizando informações e orientações.
Em resposta à Lusa, o consulado esclareceu hoje que "o objetivo do 'atendente virtual' é fornecer ao público mais uma ferramenta para facilitar o contacto com o consulado e o acesso a informações sobre os serviços e a assistência prestados pela repartição".
"Como solicitar atendimento, qual a documentação necessária e quais as modalidades de assistência oferecidas pelo consulado, inclusive em situações de emergência" são alguns dos serviços oferecidos, como se lê numa comunicação, a que a Lusa teve acesso.
"Hoje, o consulado recebe cerca de 2.500 emails por mês com dúvidas e consultas, em geral perguntas sobre informações básicas relacionadas ao atendimento consular", esclareceram, por escrito, os serviços diplomáticos.
Com esta ferramenta, "que está em fase de aprendizagem e aperfeiçoamento", o consulado conseguirá responder à comunidade brasileira com total rapidez e eficiência, em especial sobre procedimentos básicos e informações gerais, segundo a comunicação.
Em resposta à Lusa, os serviços consulares referiram que a ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos do Ministério das Relações Exteriores.
Sobre o histórico desta ferramenta, o consulado adiantou que, no serviço consular brasileiro, a utilização de 'atendentes virtuais' baseados em inteligência artificial teve início a partir de projeto-piloto implantado nos consulados de Madrid e Barcelona, em 2023.
A iniciativa foi depois ampliada para os consulados em Washington, São Francisco e Montreal. Hoje, o projeto está em fase de implementação em outros 20 consulados brasileiros espalhados pelo mundo, entre os quais, agora, se inclui Lisboa.
Esta ferramenta virtual, que a Lusa testou, responde a dúvidas e permite consultas on-line sobre os serviços prestados pelo consulado.
Independentemente desta nova ferramenta, o atendimento ao público seguirá normalmente pelo email [email protected] e pelo telefone de serviço consular, de uso exclusivo para emergências como óbito, prisão ou hospitalização de brasileiros na jurisdição de Lisboa.
O link do atendimento virtual é https://www.chatbase.co/chatbot-iframe/-1p92FwRN1VpNmxoN12jN
https://www.instagram.com/p/DGBTLxrtmah/?igsh=Z2IwazdyMzZ0eWNy